Boa tarde, meus amigos! Temos o prazer de apresentar nosso projeto, já testado e aprovado por várias vezes: uma barraca iglu comum sobre o bagageiro de teto! Não fui o primeiro a fazer isso, e espero que, com esta postagem, mais pessoas também possam fazer.
Tudo ficou pronto lá por agosto deste ano (2019), pouco antes da nossa viagem para o Atacama, onde pudemos acampar sobre o carro diversas vezes ao longo do trajeto de 17 dias até o Chile, passando pela Argentina, em camping e em posto de combustível. Depois, ainda fizemos mais uma viagem para a serra, aqui perto, dormindo mais duas noites em dois campings diferentes. Assim, podemos agora falar com mais propriedade sobre as vantagens (e desvantagens) desse projeto.
Para você que está pensando em comprar uma daquelas barracas tradicionais, que custam mais de cinco mil reais (fora o bagageiro de teto), pare, leia e repense. Estamos aqui falando de um custo de menos de quinhentos reais (preço da barraca iglu, mais o colchão de ar e um piso de EVA). Ou seja, pelo menos 10x menos. E COM MAIS VANTAGENS, MAIS BENEFÍCIOS!
Já escrevi anteriormente uma postagem aqui sobre as vantagens e desvantagens de diversas formas de acampamento para viagens longas (veja aqui: Onde dormir em acampamentos de viagens longas?). A quinta possibilidade que discuti na época era colocar uma barraca comum sobre o bagageiro de teto, lembra? Naquele tempo, eu ainda achava que seria preciso montar um piso em chapa de metal. Mas me preocupava que o piso poderia ficar abaulado e acumulando água. Assim, descobri outra possibilidade, ainda melhor: chapa expandida.
E, para não ficar desconfortável, e não tivesse o risco de rasgar o piso da barraca, a solução foi comprar um piso de EVA tipo tatame, montado em oito partes.
Acredito que a dúvida que algumas pessoas podem ter é se não ficaria muito complicado para montar essa iglu em cima do carro. A minha resposta é: não necessariamente. A dica é você comprar uma iglu que seja de fácil montagem, além de, é claro, servir corretamente em cima do bagageiro. Por isso, compramos uma iglu Quechua Arpenaz 2 Fresh and Black. Fizemos até uma postagem anteriormente falando sobre ela, incluindo um vídeo da montagem. Veja clicando em Resenha: barraca Quechua Arpenaz 2 Fresh and Black. Não é a única opção. Mas, perceba que esta barraca é pequena, tem apenas duas varetas, e não precisa que se passem as varetas por dentro da lona. É só clipar uma coisa na outra. Portanto, é um modelo de fácil montagem.
Stephanie inflando o colchão de ar. Vejam como a posição para inflar fica confortável. Se fosse sobre o chão, seria preciso ficar abaixado, ou de joelhos. |
Mas agora vou explicar como é o processo de montagem de tudo, não só da barraca. Vejam:
PASSO A PASSO PARA MONTAR ACAMPAMENTO
1 - Primeiro estaciono o carro em um local plano, ou o mais próximo a isso.
2 - Depois, subo na traseira do carro com os pisos e começo a montar as oito peças do tatame. As bordas eu colei com cola instantânea, para não ficarem caindo. É muito fácil mesmo. Não preciso nem subir no bagageiro. Fico apenas em pé, sobre o para-choque traseiro.
3 - Depois de instalado o piso, é só montar a barraca. É possível montar essa iglu diretamente em cima do teto, até sozinho, mas para isso tem que adquirir prática, é um pouco mais difícil, e tem risco de cair. O ideal mesmo, na minha opinião, é montar a barraca no chão, e depois levar tudo para cima. Muito mais fácil e tranquilo.
4 - Amarrar a barraca ao bagageiro de teto. Para isso, uso cordinhas simples. E o interessante é que nem preciso catar cordinhas por aí, pois deixo-as sempre fixas aos quatro cantos da barraca. Dobro tudo junto. No meio das laterais há dois elásticos próprios da barraca. Estes alcançam direitinho em dois pinos do bagageiro. Ou seja, a barraca fica bem fixa em seis pontos. Muito mais fixa do que se estivesse presa em espeques tradicionais, no chão.
5 - Inflar o colchão de ar (ou estender colchões de espuma, se for o caso). Nós inflamos com uma bomba manual. Dá um pouco mais de trabalho, mas o colchão que temos tem um sistema de enchimento um pouco mais rápido. Mas, para quem quer mais praticidade ainda, também é possível usar bomba elétrica. Estamos até pensando em adquirir uma. Outro detalhe é que, com a barraca em cima do teto, fica mais ergonômico inflar o colchão, do que com ela no chão.
6 - Pronto. Agora é só levar as coisas pessoais para dentro, como lençóis, travesseiros, cobertor... Como a barraca não é grande, só levamos o essencial. O resto fica tudo dentro do carro, como veio. Melhor ainda, pois não precisa tirar coisas e depois colocar de novo ao fim do acampamento.
Então, meus amigos, o que acharam do projeto? Comente com a gente se você gostou, e principalmente se você resolveu fazer como nós, pois adoraríamos saber que mais pessoas decidiram esquecer das convencionais barracas caríssimas de teto e fazer algo diferente e simples, e com muito mais vantagens! Até a próxima aventura!! E por enquanto nos vemos pelo nosso perfil no Instagram, @decarropelaamerica. Abraço!
Para ver uma lista completa das páginas e postagens deste blog, acesse: