Translate this blog

Como fazer sua própria barraca de teto?

Como vocês sabem, se têm acompanhado este blog (ver postagem Onde dormir em acampamentos de viagens longas?), temos dormido em barraca de chão, mas pensando em uma maneira melhor (ver postagem Nosso projeto de bagageiro de teto para barraca iglu): uma barraca iglu montada sobre um bagageiro de teto plano.

Armar e desarmar a barraca de chão a cada noite de viagem dá trabalho, além de não podermos dormir em postos ou locais onde não há camping. Na postagem citada, explico melhor sobre como nossas ideias evoluíram até chegarmos a (aparentemente insana) ideia atual (confira no link acima). Porém, antes da ideia atual, cheguei a pensar em fabricar minha própria barraca de teto, e é isso que quero apresentar a vocês hoje. Cheguei a fazer todo o projeto no SketchUp antes de mudar para a atual ideia citada. Mesmo assim, para quem tiver interesse e fazer sua própria barraca de teto, achei que valeria a pena compartilhar o que construí ao longo do tempo. Outros poderão aproveitar.

Mas por que eu queria fabricar minha própria barraca de teto, ao invés de comprar uma já pronta?


Bom, na postagem citada acima (Onde dormir em...) eu explico um pouco sobre as vantagens do projeto específico que eu queria fazer. Ou seja, se haverá vantagens em relação às disponíveis no mercado, só depende do projeto que será feito, da qualidade dos materiais empregados, da habilidade que você conseguir empregar na produção etc. Mas, para não ficar discutindo sobre as incertezas, vou apresentar para você o meu projeto (na verdade, mais de um).

projeto no SketchUp de barracas de teto automotivas
São quatro desenhos nesta imagem: na linha de cima, a visão da parte traseira do veículo. Em baixo, a mesma imagem rotacionada, mostrando a parte frontal. Das quatro, sempre ao fundo eu deixei a barraca fechada. Em seguida, as três versões de acabamento de lona.


Tudo se inicia com uma ideia, que será transformada em desenho. Para você entender melhor a imagem acima, a parte verde é o teto da minha Discovery, cujas medidas eu tirei precisamente, para a partir delas iniciar o desenho lá do fundo. Depois, desenhei o rack. Sobre ele, o piso, que não aparece na imagem. Sobre o piso, uma tampa de alumínio fechada. Feito isso, eu copiei tudo ao lado, e abri a tampa a 60° (mas tive que pensar muito no método de abertura). Por fim, eu fui criando as possibilidades de lona (ao ter uma nova ideia, talvez melhor, não apaguei a anterior, mas fiz outra ao lado).


O programa que usei para fazer isso é gratuito, se chama SketchUp (clique aqui para acessar o site e baixá-lo ou usar online). Eu fui aprendendo sozinho. Se tiver alguma dificuldade, procure no You Tube vídeos sobre o uso (por exemplo, "como (...) no SketchUp?"). Comecei com outros projetos antes de fazer essas barracas. No início eu fazia linha por linha, dava o maior trabalho. Depois eu fui descobrindo ferramentas que deixaram tudo mais fácil (empurrar e agrupar, por exemplo). Em pouco tempo você fará projetos como o que fiz em pouquíssimo tempo. Pra falar a verdade, demoro mais tempo medindo e pensando do que de fato desenhando.

roof top tent


Esse projeto, especificamente, é de uma barraca de teto "hard top", com base de compensado naval 18mm, teto em alumínio (tubos retangulares nas bordas, soldados a uma chapa xadrez de 2,7mm). A altura total da barraca fechada, como se vê na imagem acima, ficou em 53,2mm, sendo que a base se encaixa por dentro da tampa, assim dificultando a entrada de água durante a chuva, com o carro em movimento. O espaço restante entre a base de compensado e a chapa de alumínio ficou medindo 32,5mm. O que cabe dentro de pouco mais de 3cm?? Um colchão de espuma densa de 3cm, e possivelmente os lençóis. E onde vão os travesseiros e cobertores? Ora, dentro do veículo!

Cada projeto serve a um propósito. Você terá que definir o que quer antes de sair desenhando, ok? Eu, especificamente, via como defeitos nas barracas de teto tradicionalmente vendidas: a) quando fechadas, elas ficavam com altura de 30 a 45cm, o que aumenta significativamente o arrasto aerodinâmico, piorando o consumo, além de a altura impedir a entrada em muitos locais (poxa, o meu carro já é alto, imagina com esse trambolho em cima!); b) eram muito pesadas, o que prejudica a estabilidade em curvas, por aumento do centro de gravidade do veículo. Portanto, minha ideia foi criar uma barraca que fosse a mais fina possível (com o rack, eleva a altura do carro em apenas 88,2mm (menos de 10cm!). Com essa altura, provavelmente eu conseguiria entrar e sair do meu porão aqui do condomínio. Além disso, fiz o teto com chapa de alumínio xadrez, e bem grossa (2,7mm), para poder, se eu quisesse, levar coisas amarradas em cima. Será que eu poderia subir em cima da barraca? Talvez...


Agora, antes de sair "botando a mão na massa", é bom você pesquisar bem os materiais. Será que isso que você pensou é possível? Será que os materiais existem? Onde podem ser comprados? Qual o preço? Posso fazer eu mesmo o tal detalhe, ou tenho que pagar alguém para fazer? Enquanto pensava e desenhava, fui pesquisando tudo isso na internet.

-O rack pode ser pedido a um serralheiro. Na verdade, empresas que fazem racks sobre medida. É só mostrar o projeto e pagá-los.

-A base de compensado eu posso comprar em uma loja aqui em Porto Alegre, a Leroy Merlin. É só dizer as medidas que quero (1100mm por 2000mm) que eles cortam e me entregam.

-Os tubos de alumínio, primeiro eu pesquisei uma medida que de fato existe à venda (2" por 1/2"), depois desenhei. Descobri empresas que vendem. Depois eu pediria para um serralheiro de esquadrias de alumínio cortar.

-Para a chapa, pesquisei uma medida existente à venda. Perguntei para um serralheiro de alumínio e ele disse que me conseguiria a chapa, só não chegamos a definir o preço que cobraria.

-Pesquisei todas as ferragens que usaria na internet e depois na Leroy Merlin pessoalmente, para ver preço e possibilidades. Um elemento essencial aí são os pistões a ar (tipo aqueles que se usa para abrir porta malas de carro ou gavetas de cozinha). Para levantar o teto, basta destravar os ferrolhos e erguer um pouco a tampa, e então os pistões sobem o teto automaticamente.

-tem lojas que vendem espumas de diversas densidades, para fazer o colchão, caso não ache um na medida que você quer. Os de solteiro são fáceis de encontrar, mas, achei dificuldade porque queria um de casal, e esses costumam ser de tamanho maior do que o espaço que eu tinha. Então, pensei em fazer eu mesmo.

-Para os tecidos, fui no centro da cidade, em lojas de tecidos, para ver as possibilidades de tecidos impermeáveis. Existiam, mas não de muitas variedades de cores. E não com uma qualidade tão boa quanto os tecidos de barracas à venda no mercado. Mas é possível. Você terá que procurar melhor onde comprar. Pegue um pedaço, teste em casa a qualidade, se solta fio, se é impermeável, se deixa passar ar (você não quer morrer sufocado, né?). Tem que pensar em colocar partes em tule (aquelas telinhas tipo mosqueteiro).

Depois que você tiver com as partes rígidas prontas e funcionando (tampa abrindo e fechando), você vai ter que cortar os tecidos e costurar... Você sabe costurar? Tem máquina de costura? Bom, você poderia pagar alguém para costurar, mas, tem que pensar que o tecido tem que encaixar bem na base e tampa. Não pode ficar muito esticado, nem muito folgado. Veja barracas já prontas, como eles fizeram para unir tudo. Pra que "inventar a roda"? Peça ajuda para entendidos.

Depois que fiz esses três projetos, resolvi mudar um pouco o projeto, deixar os tubos de alumínio mais grossos, a chapa superior mais fina, e fazer a tampa se encaixar por cima da base, para sobrar um pouco mais espaço dentro (a vedação eu poderia fazer com borracha, sob pressão), e poder colocar um colchão mais grosso (achei que o de 3cm poderia ficar desconfortável). Veja na foto abaixo:

alloy hard tent roof top tent


Hoje, posso dizer que é possível fazer uma barraca de teto. Daria trabalho, bastante, mas dá pra fazer, e, pelos meus cálculos, ainda custaria bem menos que uma barraca já pronta (as comuns custam uns R$ 5mil, e as de teto rígido, uns 7mil). Para você ter uma ideia, veja alguns orçamentos que fiz:

-Base de compensado naval: R$ 295,32
-Quatro tramelas: R$ 151,60
-Pistões de ar do porta malas do Fiesta: R$ 48,20 (+frete de R$ 15,41)
-Lona escura rip stop (7m): R$ 202,30
-Lona clara nylon (4m): R$ 59,60
-Tule (2m): R$ 9,60
-Kit com ziper com 25m e 25 cursores duplos para barracas: R$ 39,60 (+frete de R$ 25,90)
-Preço orçado pelo soldador de alumínio: R$ 400,00

Não coloquei o preço dos detalhes como parafusos, linha etc. São pouca coisa. Do mais caro, faltou orçar a chapa de alumínio, o valor que o serralheiro cobra pelos tubos, e sei lá. Mas você vê que boa parte está aí, e até agora se somam apenas R$ 1.247,53. Então, agora você me responde: é uma ideia viável? É possível? Comente abaixo, nos comentários. Pode perguntar, que eu respondo.

Outra coisa: por que, depois de todo esse trabalho que tive, desisti? Bom, você deve ter lido lá na postagem citada acima. Vou por o link de novo (clique aqui), ok? Lá no fim dessa postagem eu explico a ideia final que eu tive: quero fazer um rack o mais rente possível do carro, com uma chapa de alumínio xadrez, para poder armar uma barraca comum em cima. Lá tem uma foto de alguém que fez isso, para ver como vai ficar, e eu explico os motivos dessa minha decisão.

Mas, enfim, decidi aqui compartilhar toda essa minha pesquisa, tudo que fiz e sei sobre como construir uma barraca de teto. Usei meu projeto como exemplo, mas, sabendo usar o SketchUp, você poderá projetar o modelo de barraca que quiser, o que satisfizer tuas necessidades (tamanho, altura, design...). Se é isso que você quer, então, vai lá e faz! E depois conte para mim como ficou, mande fotos... Eu adoraria saber.

Para finalizar, vou deixar também alguns vídeos no You Tube de algumas pessoas que fizeram suas barracas de teto, e que serviram de inspiração para mim:
https://www.youtube.com/watch?v=_6KDlnoucUY
https://www.youtube.com/watch?v=841GzQ5rd9o
https://www.youtube.com/watch?v=MfPTEyOdzgs

Um abraço! E boa sorte em seu projeto!! Agora é com você. 😉

Para ver uma lista completa das páginas e postagens deste blog, acesse:


Acrescentada em dezembro de 2019 a postagem Uma barraca iglu sobre o bagageiro de teto, onde apresentamos a ideia que escolhemos para dormir nas viagens, também muito vantajosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas do blog