Translate this blog

Nosso projeto de bagageiro de teto para barraca iglu

Olá meus amigos! Fim de semana passado instalamos nosso bagageiro de teto, e ficou bem do jeito que queríamos: aumentando o mínimo possível na altura do carro (pois já é alto demais!), e plano, para podermos colocar nossa barraca iglu em cima e dormir tranquilos em nossos acampamentos de viagens.

Bagageiro de teto para Land Rover Discovery 1


Já vínhamos anunciando nossas ideias para construção de um bagageiro neste formato, para suprir nossas necessidades de dormir em cima do carro, mas sem uso das tradicionais barracas de teto, vide as postagens Onde dormir em acampamentos de viagens longas? e Como fazer sua própria barraca de teto? Resumindo, uma barraca de teto tradicional exigiria um bagageiro de teto mais alto (com espaço para os parafusos), além de aumentar consideravelmente o arrasto aerodinâmico, o peso (e, portanto, o consumo de combustível), elevar o centro de gravidade (e, portanto, aumentar a probabilidade de tombamento do veículo) e, por fim, impedir-nos de entrar pelo portão da garagem (a gente teria que montar e desmontar a barraca e o bagageiro em toda saída e volta de viagem).

Nossa ideia, portanto, foi projetar um bagageiro de teto plano e o mais rente possível do teto do carro, para que não prejudicasse nossa entrada e saída pelo portão (tínhamos apenas 3 dedos de espaço!!) e para que também servisse como piso para instalação de nossa barraca iglu (Resenha: barraca Quechua Arpenaz 2 Fresh and Black).

Distância de quatro dedos entre o canto esquerdo traseiro do teto do carro até o portão totalmente aberto.
A traseira do carro, ao passar, é o ponto mais crítico. Do canto esquerdo, como mostra na foto, são 4 dedos. Mas ao centro reduz para 3 (aproximadamente 5cm). Portanto, a altura máxima do bagageiro deveria ser menor que isso. Já quando comprei o carro, mandei regular o ângulo de abertura do portão de forma a que pudesse oferecer o maior vão livre possível, então, nada mais poderia ser feito, a não ser que eu elevasse o portão por inteiro, o que sairia mais caro e daria muito transtorno, principalmente porque moro em um condomínio, com diversos outros moradores.

Projeto de bagageiro de teto plano para Discovery 1
Meu veículo possui duas longarinas originais sobre o teto, mais duas barras transversais (originalmente seriam três). As barras precisariam sair. Já que são fixas às longarinas por encaixe, não teria problema em tirá-las. Já as longarinas eu preferi não tirar, pois a Discovery 1 sem longarina parece que está careca, elas fazem parte do design bonito do veículo. Por isso eu optei por manter as longarinas, e esse é o motivo dos dois buracos vistos na imagem, pois as longarinas não permitiriam a colocação da tela. No meu projeto, elas passariam rente ao plano superior. E, como elas impedem ao longo de 1,20m que sejam passadas barras transversais, tive que reforçar as duas que receberiam mais carga e acrescentar uma no centro, para ajudar a segurar a tela, para que não se deforme tanto. Não sei se me fiz entender direito, mas fica mais fácil vendo a imagem abaixo.

Projeto de bagageiro de teto plano para Land Rover Discovery 1
Em verde está o teto do carro. A parte da frente, para quem não identificou, está à esquerda da imagem. O teto não está perfeito, pois é difícil tirar medidas de algo cheio de curvas. Tive que fazer uma aproximação bem grotesca, mas já ajudou.



Enfim, levei o projeto impresso (essas duas imagens acima mesmo, mas com todas as informações das medidas) para dois locais: uma ferragem (a qual fazia também bagageiros para carros) e a Casa dos Bagageiros (a qual outros landeiros indicavam como o único local especializado da cidade).

Na ferragem, acho que não entenderam bem minhas necessidades nem o projeto, pois, mesmo diante do desenho e com todas as minhas explicações, disseram que, para servir ao propósito que eu queria, teriam que usar tubos de aço de cerca de 5cm de diâmetro a cerca de 10cm de distância do teto do carro. Pode até ser que fariam algo estável, durável, mas não cumpriria às nossas necessidades. Além disso, me entregariam o bagageiro sem acabamento. Eu que teria que levar para pintura. E o preço também não valia a pena.

Na Casa dos Bagageiros, por outro lado, foram atenciosos, entenderam minhas necessidades, analisaram o projeto sob o ponto de vista de sua experiência no assunto e, no fim das contas, fizeram todo o possível para o cumprimento do projeto e a satisfação do cliente. A cada ponto crítico, entravam em contato, para propor mudança, fazer sugestão, ou o que fosse necessário. Eles só trabalhavam com a tela Otis, mas eu não gostei. Tinha pesquisado outro tipo de grade que ficaria mais bonito, então fui atrás de um fornecedor e indiquei à loja, que aceitou, entrou em contato com a indústria (Macrotelas, de Sapucaia) e fez todos os procedimentos para a compra do material escolhido por mim (uma chapa expandida de aço com centros dos furos a cada 20x50 mm).

Após a chegada da tela, fizeram toda a soldagem dos tubos de aço com a tela e mandaram para uma outra empresa fazer a zincagem (para evitar ferrugem) e depois para outra para a pintura (preto fosco). E ficou assim:

A parte da frente do bagageiro é a que está em baixo. No fim, acabou sendo possível colocar grade em todo ele, o que foi bom, pois ficou mais bonito dessa forma. Todos os tubos tiveram o mesmo diâmetro. Eles acrescentaram (com a minha anuência, quatro esperas na parte da frente para fixação da iluminação (pretendo colocar quatro faróis de milha LED futuramente) e alguns pinos para amarração (onde amarrarei a barraca ou outra coisa que queira carregar).


Conseguiram passar a tela por cima das longarinas, e mesmo assim conseguiram deixar o bagageiro a alguns milímetros do teto traseiro do carro.

Gostamos muito. Ficou discreto, bonito, resistente, e, o mais importante, passamos pelo portão, como se vê na primeira foto da postagem. Já até me deitei em cima, para ver se ele afunda muito. Percebi que ele trabalha um pouco e acaba tocando na lataria do teto. Porém, o teto é flexível, não amassa por isso. Mesmo assim, pretendo colocar uma borracha mais grossa em baixo de cada apoio do bagageiro para elevar uns 5mm a altura (até já comprei, só falta recortar e colocar). Caso não resolva completamente, também posso colar uma fita emborrachada por baixo do bagageiro nos pontos onde ocorre o toque, para evitar que arranhe a pintura com os anos.


Assim ficou o espaço entre o bagageiro e o portão da garagem. Menos de um dedo! (risos)


Ao mesmo tempo em que faziam o bagageiro, eu corri atrás de comprar uma escadinha para a porta traseira do carro e um piso emborrachado para ficar entre o bagageiro e a barraca. Anteriormente eu tinha comprado a barraca, como disse, e, junto da barraca, também comprei um colchão de ar que coubesse na barraca. Então, tudo pronto!

Foto promocional de peças encaixáveis de piso emborrachado em EVA.
Comprei pelo Mercado Livre um kit com 8 tapetes em EVA encaixáveis de 1cm de espessura (tipo tatame) com bordas, mas todos na cor preto. A ideia é levar dentro do porta-malas e, quando for montar a estrutura, monto o tapete sobre o bagageiro, para colocar a barraca em cima. Assim, ao pisar dentro da barraca, não atritamos, com os pés, o metal do bagageiro com a lona, evitando danos à barraca. Além disso, deixa mais confortável o piso, melhora o conforto térmico (pois o EVA é um bom isolante) e, ao se virar no colchão, por exemplo, o peso do corpo não pressiona o cotovelo na grade do bagageiro, mas sim no piso emborrachado. Ou seja, pressões pontuais são melhores distribuídas, evitando desconforto em si (dor, até), e prejuízo à grade do bagageiro.


Foto promocional do colchão de ar que compramos, um Quechua Air Confort 120.
Além do tamanho (que cabe na nossa barraca), gostamos desse colchão porque enche rápido e tem câmaras de ar mais confortáveis que nosso antigo. Essas câmaras são como linhas horizontais. O colchão antigo tinha um formato estranho. Veja mais detalhes sobre ele no site oficial da Quechua. De lá, eles direcionam para o revendedor oficial aqui no Brasil, que é a Decathlon.

Enfim, não quis me alongar muito com explicações. Mas, caso alguém queira mais detalhes de algo, só comentar abaixo que eu acrescento, ou entro em contato para explicar melhor. Para quem está lendo nosso blog pela primeira vez, leia Quem somos, para nos conhecer melhor e, se quiser acompanhar nossas viagens, campings e passeios, siga-nos no Instagram pelo @decarropelaamerica ou no Facebook (página de mesmo nome). Inclusive, vamos divulgar no Instagram fotos da iglu montada sobre o bagageiro assim que possível. Só precisamos de uma viagem inaugural.

Abraço! Bons projetos e viagens a todos!
Leandro.



Veja como instalar a escadinha na postagem: Instalação da escadinha da Discovery 1 ou 2


Para ver uma lista completa das páginas e postagens deste blog, acesse:


10 comentários:

  1. Ao invés de colocar a borracha ou a fita emborrachada, envelopa o teto. A borracha com o tempo acumula areia e vai arranhar o teto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Gusmão. Sim, é uma boa ideia. Estou pensando em envelopar o teto, até porque gostaria de um teto preto. Vai ficar bonito. Mas no fim não precisei colocar borracha entre o bagageiro e o teto. Coloquei nos seis pezinhos e isso já levantou um pouco o bagageiro. Fica no limite. Mas quero envelopar mesmo assim, por garantia.

      Excluir
  2. Ficou muito caro o bagageiro ? ficou de primeira deve ter custado quase 2.000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, menos q isso. Achei um preço justo. Em serralheiro queriam cobrar mais e não sairia assim, iriam modificar o projeto, ía ficar uma bosta. Q bom q encontrei esses caras q trabalham com isso. Como eles sabem como fazer, fazem só isso, podem fazer certo e cobrar um preço justo.

      Excluir
    2. Não queria deixar exposto o preço aqui. Mas, me pergunta no Instagram por direct q eu te falo. Abraço!

      Excluir
  3. Vou fazer em uma doblo,será que dará certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, amigo! Desculpa a demora. Não conheço muito de Doblô. Tem que ver onde fixar. A minha tem canaletas e uma estrutura bem forte. Tem que ver se a Doblô tem onde fixar, pois se tiver que apoiar sobre o teto, daí não sei se o teto não iria deformar... Mas boa sorte com os projetos. Me conta o que resultou.

      Excluir
  4. Parabéns, vou fazer em uma blazer .forte abraço

    ResponderExcluir

Mais lidas do blog