Bom, primeiro de tudo, se você não tem dinheiro para comprar
"o carro dos teus sonhos", o melhor carro para viajar é aquele que você tem. Só não
deixe de viajar, ok? O mais importante é isso, e o objetivo deste blog é justamente te ajudar a viajar mais e dar dicas para não precisar gastar tanto.
Nós já viajávamos antes com nosso outro carro, um Fiesta 2011, ou íamos de ônibus, ou de avião. Mas então uma grandiosa ideia começou a surgir...
Nós já viajávamos antes com nosso outro carro, um Fiesta 2011, ou íamos de ônibus, ou de avião. Mas então uma grandiosa ideia começou a surgir...
Sabe que carro é esse e como chegamos a essa ideia? Confere a seguir que farei um breve histórico, aproveitando para comentar sobre essa e outras boas opções para você considerar. |
Nunca fui do estilo esportivo, dos que gostam de carros rápidos, rentes do chão, de aro largo. Sempre sonhei em ter um carro do “Jurassic Park”, como dizia, pois de alguma forma fazia essa associação. Sempre gostei de jipes e camionetas grandes, com aquele som magnífico de motor a diesel. De que adianta ter um carro rente do chão e não passar direito nem num quebra-molas? Queria mesmo era um veículo que me levasse aos lugares mais remotos, por areia, barro, pedras ou onde fosse necessário.
E o raciocínio que despertou esse primeiro passo de pensar
“agora eu vou comprar!” foi:
-Uma camionete das novas é algo muito caro, para comprar e para manter;-Um veículo antigo é mais barato, e não desvaloriza tanto depois;-Mas, pode ter manutenção muito cara, viver dando defeito e me deixando na mão;-Bom, isso pode ser verdade para motores à gasolina, mas um motor a diesel é muito mais forte e durável, só precisa ter sido bem cuidado e continuar sendo;-Se tiver mais de vinte anos, não paga IPVA, e o preço é bem melhor!
Então um dia eu vi uma Toyota Bandeirante pela estrada, e
depois outra, e outra. Comecei a pesquisar, descobri que era um carro muito
forte, que botava no chinelo qualquer 4x4 da atualidade, que o motor diesel
dele durava muitos anos, que tinha veículos de mais de 30 anos por aí como se
fossem novos. Por trás ele lembra uma Kombi, uma Rural, isso era meio estranho, todo
quadradão, super simples; por dentro, muito pouco confortável ou tecnológico,
e, sabe-se lá por que o preço é algo absurdo. Não há diferença entre um de 1995
ou um de 1975, o que vale é a conservação, e vale muito, é muito caro mesmo.
Outra desvantagem que depois descobri é que o chassi e a lataria podem ter
problemas com ferrugem, tem que cuidar bem para não comprar algo comprometido.
Mas é um carro fantástico, até hoje sonho em ter um, mas não se pode ter tudo
nessa vida, né? Temos que fazer escolhas.
Então, em algum site eu vi uma Land Rover Defender. Não
que eu nunca na vida tivesse visto uma, mas não é um carro que se vê por aí com
facilidade (bom, depois que você se apaixona, parece que elas começam a brotar
em todo canto). O design dela é algo impactante, na minha opinião bem mais
atraente que uma Band. A carroceria é de alumínio. Aquela frente imponente,
aquelas janelas safaris (nas laterais, perto do teto), aqueles vidros
traseiros. Tanto a Band quanto a Defender, em muitos anos, quase não mudaram de
visual, pois viraram ícones. Mas a Defender é mais que um ícone, é uma lenda.
Quanto à desenvoltura, as duas são muito valentes, seria uma longa guerra entre
os amantes dos dois veículos dizer qual é a melhor. Mas a Defender tem uma
característica especial: ela é 4x4 integral, devido à presença de um
diferencial central (além do traseiro e do dianteiro), o que permite que a
tração nas quatro rodas possa estar sempre presente, inclusive em piso com
atrito (como em asfalto, concreto). Eu nem sabia disso, mas a maioria dos 4x4
(inclusive os atuais) não podem usar a tração no asfalto, somente em piso de
baixo atrito, como lama, areia.
Esta é uma Defender 110. Essa numeração corresponde à distância entre eixos em polegadas. Tem a 90, a 110, a 130, e até a rara 147, que é tipo uma limousine. (Imagem de Public Co por Pixabay) |
"Mas uma Defender não tem manutenção cara?" Essa foi minha
preocupação inicial. Então comecei a ler em fóruns, internet, e descobri que há
diferenças entre os vários modelos lançados, principalmente em relação aos
motores: 200tdi, 300tdi, td5 ou puma. Os dois primeiros são mais brutos,
mecânicos, sem muita tecnologia, mas o 300tdi (de 1994 a 2005) é o mais
consagrado e amado pelos entendidos de Defenders, é um motor de baixo custo de
manutenção e, se der algum problema, não precisa ser um mecânico grande
especialista para consertar, e isso pode fazer a diferença importante entre
consertar no local e seguir viagem, ou chamar um guincho e voltar pra casa.
Entenderam? Esse é o xis da questão de por que eu também fiquei fã dos 300tdi (as Band também se consertam fácil, ok?). Do
td5 em diante já entra mais tecnologia. Tem suas vantagens, mas eu prefiro
ficar com o bruto e barato mesmo. Vou deixar alguns links para que pesquisem
sobre o assunto, pois tem muitos detalhes no meio disso tudo:
Outra dúvida era se comprava uma Defender 90, 110, ou 130.
Pesquise sobre elas e você verá as diferenças. As 90 são bonitas, pois não são
tão grandes. Mas normalmente o pessoal compra as 110 para transformar em uma
“camper”, pois tem espaço para dormir dentro do veículo, colocar um monte de
gavetas, pia etc. Mas também gosto das 130, pois são enormes, como um caminhão.
E aí eu fiquei procurando e procurando, mas o principal é ver o estado de
conservação do motor, e para isso eu pedia vídeo dele funcionando, acelerando
(essa dica é essencial), ou ia até o local, caso fosse perto. Eu estava
determinado a encontrar uma. Mas aí começaram os problemas. Ou o motor estava
ruim, ou a carroceria estava toda detonada, ou estava muito cara. Dei-me conta
de que a Defender é um carro que as pessoas compram pra colocar em trilhas
pesadas, detonam as coitadas. Tem aquela lenda de que é um carro indestrutível,
que “sobe até parede”. Só que, por esses mitos, as pessoas acham que não
precisam de manutenção. Mas todo carro precisa! E daí as Defenders em geral são
detonadas, com poucas exceções. E as boas mesmo são bem caras, ou bem reformadas.
E foi daí que me surgiu um anúncio de um carro ainda mais
raro aqui no BR: uma Discovery 1. A primeira coisa que me chamou a atenção
nesse carro é que o motor é o mesmo 300tdi. Aí já me conquistou. Não tem aquele
visual icônico da Defender, mas também é muito bonito. Li dizerem que é “um
Defender de terno”. Então vi vídeos e li a respeito e percebi que podia fazer
tudo o que uma Defender faz, também tem ótimos ângulos de entrada e saída,
pneus grandes, chassi robusto igual. E o grande diferencial: é bem mais
confortável por dentro! Então, para off-road, pode até ser que as Defenders
tenham algumas vantagens, mas, para longas viagens, o conforto é um item
essencial. As Defenders em geral (de mesma idade) estavam um lixo por dentro, enquanto que a
Discovery que vi estava bonitona, cheirosa, limpa. A Discovery tem um propósito
mais familiar, tem 7 lugares (dois bancos são no porta-malas). Mas, se eu
quiser levar coisas, posso rebater os bancos traseiros e ela fica com espaço
como de uma pick-up. O ronco do 300tdi em perfeito estado... e, embora eu tenha
achado muito melhor que as Defenders, ainda estava mais barata! Enfim, comprei
na hora. Fiz as manutenções básicas (realmente está sendo barata), saí para minha
primeira longa viagem, e ficamos muito satisfeitos com a compra! O tanque leva
89 litros (daí você não precisa nem levar aqueles galões extras). Dentro da
cidade não é o melhor, pois é muito grande e pesado, tem mais de 2m de
altura... Mas a ideia aqui é viagens, ok? Na cidade eu posso usar um outro carro.
Essa é a nossa Discovery 1, motor 300 tdi, ano 1996. Vejam que ela também tem aquela charmosa janelinha safari. E olha o tamanho do carro. Por pouco não tive que aumentar o portão. |
Gente, contei toda essa história porque justamente recomendo principalmente esses três veículos (pois são meus favoritos):
-Bandeirante (chassi
longo cabe mais coisas, e motor Mercedes, pois li que é melhor)
-Defender 300tdi
-Discovery 1 (300tdi)
Esses veículos foram vendidos para praticamente o mundo todo. Então, em qualquer lugar haverá um mecânico familiarizado.
Outras recomendações:
-Toyota Hilux SW4 (Não conheço a fundo os detalhes,
todo mundo fala que o motor Toyota é muito confiável e dura bastante. Mas as
antigas tem um interior mais feio e as novas são lindas, mas caríssimas. E não
têm tração integral.)
-Nissan X-Terra (o motor é MWM, parece que barato para manutenção, tem que pesquisar melhor, mas é o que ouvi falar. Na época fiquei interessado. E acho o design lindo).
-Pajero (Mas Pajero é caro e dizem que a manutenção
também é cara. As novas são lindas, mas as antigas, acho bem feias. Não me
atraíram. Enfim, quem tiver dinheiro...)
-Range Rover Classic 300tdi (Aqui no Brasil seria muito raro encontrar uma, pois acho que só vieram as com motor à gasolina. Mas existem. E, se é o mesmo 300 tdi, devem ser igualmente confiáveis)
-Range Rover Classic 300tdi (Aqui no Brasil seria muito raro encontrar uma, pois acho que só vieram as com motor à gasolina. Mas existem. E, se é o mesmo 300 tdi, devem ser igualmente confiáveis)
Lembrando que todas essas recomendações são de motores
diesel, camionetas, aqui no Brasil. E outro detalhe, os veículos antigos, como a Discovery 1,
aceitam qualquer diesel. Ou seja, você não precisa colocar o caro e nem sempre
disponível S10. Você pode estar no meio do deserto do Atacama, se só tiver S500
no posto, pode abastecer! Já as camionetes modernas só aceitam o S10. Outro
detalhe que preciso falar é que, pra quem for comprar um veículo antigo para
viagens longas, como eu, seria muito bom se interessar por manutenção, pois
pode te livrar de probleminhas indesejados. Por exemplo, nessa minha viagem
para o Uruguai, deu problema na tranca elétrica da porta direita dianteira e o
carro iria passar a noite com a porta destrancada. Então eu desmontei a porta e
tirei os dois parafusos que prendiam a trava, passando a poder fechar
manualmente. Problema resolvido! Entendeu? Então, procure baixar o manual de
manutenção do seu veículo (o meu tem umas mil páginas), e procure aprender com
os mecânicos e pessoal dos grupos de Whats, pois eles ajudam muito (estou em
vários grupos: Discovery 1 Brasil, Defender RS, Land Rover Clube do RS, entre outros).
Carros novos, recém tirados de fábrica, podem ser bons pelo fato de que tudo é novo e dificilmente vai estragar tão cedo. Então, se você tem dinheiro para investir em um novo, ótimo. E provavelmente terá dinheiro para consertá-lo ou rebocá-lo se qualquer coisa grave acontecer e tiver que levar a uma especializada. Tem essa vantagem. Mas aconselho fazer um bom estudo sobre o carro antes de comprar, pois usar na cidade é uma coisa, mas fazer overlanding com ele... Pense nos detalhes que falei e veja se servirá aos seus interesses.
Bom, como comecei dizendo lá em cima, "o melhor carro para viajar é o carro que você tem". Então, não há desculpas para não viajar. Tem gente que viaja até de bicicleta pelo mundo, ou a pé. Inclusive, já escrevi sobre isso em O que é overlanding? Confere no link. Além disso, conheci uma família que viaja num Corsa. Simplesmente colocaram uma barraca de teto em cima e já começaram a viajar por aí. Deem uma olhada no perfil deles do Instagram em @o_corsa_com_barraca.
Mas uma opção que muitos têm adotado para fazer viagens longas é o clássico e simples Fusca. Como é um dos carros mais vendidos da história, inclusive no Brasil, não será difícil encontrar peças. E o motor é um dos mais simples existentes, até porque não há arrefecimento por água, mas por ar, o que elimina um monte de componentes e possíveis falhas a ocorrer. Não é um 4x4, mas põe no barro para ver como é valente. Diz a lenda que com um pedaço de arame e uma fita isolante se conserta qualquer coisa, hehe. Exagero, ok? Não vai nessa, pois todo carro precisa ser bem cuidado. Mas é uma boa indicação sim. Vou deixar até um perfil de um casal, para terem uma ideia: @fuscahome.
Carros novos
Carros novos, recém tirados de fábrica, podem ser bons pelo fato de que tudo é novo e dificilmente vai estragar tão cedo. Então, se você tem dinheiro para investir em um novo, ótimo. E provavelmente terá dinheiro para consertá-lo ou rebocá-lo se qualquer coisa grave acontecer e tiver que levar a uma especializada. Tem essa vantagem. Mas aconselho fazer um bom estudo sobre o carro antes de comprar, pois usar na cidade é uma coisa, mas fazer overlanding com ele... Pense nos detalhes que falei e veja se servirá aos seus interesses.
Carros comuns (de passeio, que não sejam off-road, 4x4, camionetas...)
Bom, como comecei dizendo lá em cima, "o melhor carro para viajar é o carro que você tem". Então, não há desculpas para não viajar. Tem gente que viaja até de bicicleta pelo mundo, ou a pé. Inclusive, já escrevi sobre isso em O que é overlanding? Confere no link. Além disso, conheci uma família que viaja num Corsa. Simplesmente colocaram uma barraca de teto em cima e já começaram a viajar por aí. Deem uma olhada no perfil deles do Instagram em @o_corsa_com_barraca.
Mas uma opção que muitos têm adotado para fazer viagens longas é o clássico e simples Fusca. Como é um dos carros mais vendidos da história, inclusive no Brasil, não será difícil encontrar peças. E o motor é um dos mais simples existentes, até porque não há arrefecimento por água, mas por ar, o que elimina um monte de componentes e possíveis falhas a ocorrer. Não é um 4x4, mas põe no barro para ver como é valente. Diz a lenda que com um pedaço de arame e uma fita isolante se conserta qualquer coisa, hehe. Exagero, ok? Não vai nessa, pois todo carro precisa ser bem cuidado. Mas é uma boa indicação sim. Vou deixar até um perfil de um casal, para terem uma ideia: @fuscahome.
Enfim, espero que toda essa história te dê uma boa guiada.
Sei que gosto é gosto, e sei que devo ter deixado muitos carros fora da minha
lista de recomendações. Sou apaixonado pela marca Land Rover, você já deve ter
percebido. Cada um vai escolher o seu carro, dependendo do dinheiro disponível,
do perfil, do gosto. Enfim, se tiver alguma dúvida, ou outra sugestão, pode
escrever aqui abaixo. Seria ótimo ter outras opiniões. Abraço a todos e boas viagens!!
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Como viajar de carro gastando pouco?
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Se você já tem um carro para viajar, pode conferir as postagens abaixo:
Como viajar de carro gastando pouco?
Como lavar o carro?
Itens de emergência do carro que levo em viagens
Onde dormir em acampamentos de viagens longas?
Como fazer sua própria barraca de teto?
O que considerar antes de comprar um carro usado ou antigo?
Índice de postagens e páginas.
Itens de emergência do carro que levo em viagens
Onde dormir em acampamentos de viagens longas?
Como fazer sua própria barraca de teto?
E, se ainda não comprou, melhor ler:
O que considerar antes de comprar um carro usado ou antigo?
Para ver a lista completa de postagens, veja:
Índice de postagens e páginas.
Gostei da publicação! Gosto muito de viajar!
ResponderExcluirQue bom que gostou! Seja bem vindo sempre!
ExcluirMuito massa o blog. Está ajudando muito para nos prepararmos pra cair na estrada. Estamos preparando nossa 110 a “despacito” e toda informação dos que já estão na estrada é muito bem-vinda ������ Caio&Margaret do RS
ResponderExcluirQue bom que gostaram, Caio e Margaret! Entrem em contato com a gente pelo Instagram ou Facebook (@decarropelaamerica), e daí podemos conversar mais, até pelo Whats. Sugiro muito entrar nos grupos de Whats sobre o veículo. Tem o Land Rover Clube do RS, o Defender RS. É bom contarmos uns com os outros. Abraço!
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