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Instalação da escadinha da Discovery 1 ou 2

Após a instalação do bagageiro de teto (postagem: Nosso projeto de bagageiro de teto para barraca iglu), o próximo passo necessário era a colocação da escadinha da porta traseira. Ela é que nos dará fácil acesso para o interior da barraca iglu que pretendemos montar sobre o bagageiro, conforme nossas ideias "malucas" mas muito pensadas. O meu veículo é uma Disco 1, mas a escadinha é exatamente igual. O que vou descrever aqui funciona também para uma Disco 2.

Essa é minha esposa, Stephanie, experimentando o bagageiro e a escadinha pela primeira vez. Agora só falta a gente acampar para testar tudo, instalar a barraca iglu em cima e passar a noite. Postamos essa foto em nosso Instagram, @decarropelaamerica.



É difícil escrever um passo a passo para a instalação da escadinha, pois nem todas são iguais e nem sempre as coisas saem como o esperado. Mas eu vou mostrar aqui como fiz, pois assim pelo menos posso ajudar outros a instalar por conta própria.

Comprei a minha de um produtor independente. Ou seja, não é original da Land Rover, nem de marcas famosas. Mas é uma réplica bem acabada, com as mesma medidas, pintura eletrostática preta e de um produtor conhecido entre os landeiros. Além da escada, vieram os quatro rebites com rosca e parafusos.

Este desenho pertence ao manual de instalação da escadinha da Britpart, uma marca famosa de acessórios. Note que o veículo deste desenho é uma Discovery 2, mas a escadinha é exatamente a mesma que a da Discovery 1 (meu carro). A porta é igual. É bom você ler esse manual, mas eles não descrevem assim como eu, com detalhes. É um manual apenas visual, com desenhos.

Se o produtor da minha escadinha fosse da minha cidade, poderia pagar-lhe para montar. Mas, como não é, preferi montar eu mesmo do que entregar para alguém que possa fazer algo errado. Se é para errar, erro eu... Mas o procedimento é simples:

1 - fazer a furação;
2 - aplicar os rebites nas portas;
3 - colocar borrachas nos contatos;
4 - fixar a escada com os parafusos nas roscas dos rebites.

Simples, mas tem seus detalhes... e intercorrências... Enfim, vou mostrar esse passo a passo.

Taí a sacola de materiais que levei para a garagem. Furadeira, extensão, borracha EVA (à direita), fita de borracha autocolante (à esquerda) e outras coisas.



1 - Fazer a furação


Ao longo de todo o processo, você terá que colocar e tirar a escadinha muitas vezes, então, a primeira coisa é usar fita crepe na parte interna da alça da escadinha, para evitar que ela arranhe a pintura da porta (ou bota logo a borracha nesse local, como fala o manual da Britpart). Eu sou meio apressado e não fiz isso. Tive uns leves arranhões, quase imperceptíveis, mas seria melhor se não tivesse tido 😓.

Depois, você coloca a escadinha para ver mais ou menos onde terá que furar. Então, coloca fita crepe sobre esses locais, para depois poder fazer a marcação com caneta.

Percebi que a fita crepe não é o mais apropriado, pois não segura bem. Mas pra tudo nessa vida tem um jeito, né? Usei fita isolante para melhorar a fixação da fita crepe. Bom, era o que eu tinha em casa, e deu certo.

Então é só colocar novamente a escadinha, pegar uma caneta e marcar bem o local dos furos.

Primeiro probleminha: no meu caso, a placa do carro tinha sido instalada muito acima, e os pés da escadinha pegavam sobre ela. O que fazer? Poderia usar uma chapinha comprida com dois furos para descer a placa, mas ficaria feio. Poderia colar a placa com fita adesiva específica para isso, mas não confio nisso, prefiro parafusos. O que fiz? Bom, continue lendo que você verá.

Muito cuidado na hora de demarcar o furo. Veja bem tudo antes, pois qualquer mudança de ângulo, ou pressão da escadinha, pode alterar a posição. Acredito que um erro acima de 5mm já inviabiliza o uso do furo. Por exemplo, será que quando parafusar os de cima a escadinha não vai se deslocar mais para baixo? Então, pense e estude bem as possibilidades. Só fure quando tiver certeza.

Então, chegou a hora de furar. O risco nessa parte é a broca deslizar para o lado e riscar a lataria. A aspereza da fita crepe ajuda a segurá-la. Mas, por segurança, preferi pegar um preguinho e dar uma martelada leve bem no centro do furo. Depois, peguei uma broca bem fina e furei (parece óbvio, mas é bom deixar claro que, para furar metal, tem que usar broca para metal). Após o furo fino, deveria usar uma broca com a espessura do rebite: 7mm. Mas aí veio outro probleminha: EU NÃO TINHA ESSA BROCA!

A broca para metal mais grossa que eu tinha era 6mm. O que fazer? Furei com a de 6 mesmo. Claro que o rebite não entrou. Mas aí dei outro jeitinho. Usei uma broca de concreto para 7mm. Foi um pouco difícil, pois a broca não é adequada, mas, como só precisava alargar um pouco a borda do furo, deu certo. E os rebites entraram direitinho.

Mas aí teve outro probleminha... Quando fui furar com a broca fina no furo inferior da direita, senti que após a lataria tinha algo metálico atrás, que impedia o aprofundamento do furo. Ainda quero abrir o forro da porta, pelo outro lado, para ver bem o que é, mas provavelmente é parte da ferragem da maçaneta interna. Ou seja, já não pude fazer o furo. No fim, a escadinha teve que ficar fixa apenas em três pontos. Bom, acontece...


2 - Aplicar os rebites na porta


Para quem não sabe o que é um rebite de rosca, veja esta animação: (link da animação)

Para rebitar, é preciso uma rebiteira específica, que tem uma ponta de parafuso. Veja como é:



É super simples. A rebiteira rosqueia a ponta no rebite, então é só pressionar as astes. O que ela faz é segurar o rebite contra a lataria, enquanto puxa a parte interna. Existem até vídeos na internet sobre como improvisar esse procedimento, mas pode dar errado. Não quis arriscar. Preferi levar em algum lugar que seja acostumado e que tenha essa ferramenta. Então, falei com a própria empresa que instalou meu bagageiro. Eles me cobraram 30 reais (10 reais por rebite, então, já que eu colocaria apenas três).

Enfim, rebites rebitados! E agora?



3 - Colocar borrachas nos contatos


Após os rebites, já se poderia fixar a escadinha pelos parafusos. Porém, lembre-se que a escadinha estaria tocando diretamente sobre a lataria. No meu caso, então, a parte inferior estaria pressionando a placa, o que é pior. Por isso, é importante usar borrachas (ou algo semelhante) nos locais onde há contato.


Eu comprei um quadrado de EVA de cerca de 5mm de espessura, e já tinha em casa um rolo de fita de borracha autocolante usado para vedar frestas de portas e janelas (este, um pouco mais fino e macio). Você consegue ver os dois lá naquela foto da sacola.



Para deixar o EVA no formado que eu queria, primeiro eu coloquei ele sob a alça da escadinha (sem o parafuso) e riquei com caneta a meia-lua e o local do furo. Então, recortei com uma tesoura a meia-lua e usei uma broca para madeira para fazer o furo.

Para colar as meia-luas de EVA nas alças, usei Super Bonder mesmo, por recomendação lá de um empregado da Casa dos Bagageiros. E deu certo. Foi fácil e colou quase instantaneamente.
Antes mesmo de colar as meia-luas eu já tinha colocado essa fita de borracha que aparece aí. Depois, no momento desta foto, eu estava colocando uma segunda fita, que ficou bem naquela curva ali. Usei essa chave de fenda só para ajudar a ajeitar a fita na concavidade.


Na parte de baixo, tinha que colocar algo mais rígido para servir de calço, para que a força de apoio da escadinha não se fizesse contra a placa, mas sobre esse calço, que estaria apoiado diretamente na lataria. Para isso, usei protetores adesivos daqueles usados para pés de móveis.

Visualmente parece siliconado, mas não é macio, é duro como plástico.


Note os protetores colados no local onde a escadinha ficará apoiada. Se não me engano eu ainda coloquei no lado direito mais um desses, para deixar uma base melhor.

E ainda tive que colocar a fita de borracha para deixar o contato mais macio. Ficou bom. Se precisar, talvez eu troque futuramente a fita pelo EVA, por ser mais grosso, mas vamos ver com o tempo, na prática.


Note que entre a placa e a escadinha se vê a fita de borracha. Isso torna o contato macio. Essa fita está colada no pé da escada, e em contato com o protetor adesivo citado anteriormente. Dessa forma, a pressão sobre a placa é bem menor.




4 - Fixar a escada com os parafusos nas roscas dos rebites


Agora, sim, após as borrachas, está na hora de fixar tudo. Os meus parafusos tem cabeça para chave allen. Apertei bem, mas sem exagerar na força. O pezinho inferior direito ficou sem parafuso, mas tudo bem.Quando se está em cima da escada, a maior parte da força é aplicada sobre os apoios superiores. Os de baixo servem mais para evitar o movimento horizontal. Por exemplo, quando se puxa a escada para fora, para ajudar a subir. Por isso, nós que sabemos cuidamos para sempre subir puxando pela barra vertical esquerda. Se puxar pela direita, com o tempo pode acabar entortando, imagino, pois a base inferior direita se afasta um pouco. Por nós, sem problema. A escadinha cumpriu sua função, está bem firme e não fica batendo ou vibrando.

O carro está sujo, mas essa foto foi tirada no momento em que terminei o serviço.

Falta alguma coisa ainda? Bom, ainda quero colocar algo nos degraus para proteger a pintura, pois, com o tempo, a gente vai pisando, e os grãos de areia e outras sujeiras vão arranhando a pintura até descascá-la. Eu ia colocar a borracha EVA, mas o fabricante me sugeriu aquelas fitas antiderrapantes que se colocam em escadas. Gostei da ideia. Estou para comprar e colar ali.

Então, essa postagem foi útil para você? Alguma dúvida ainda sobre o procedimento? Sugestões? Qualquer coisa, é só comentar nos comentários, abaixo, que a gente sempre responde.

Obrigado!
Leandro.

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