Translate this blog

Preciso mesmo de um BOOST PIN?

Olá meus amigos, sejam bem vindos ao De carro pela América. Meu nome é Leandro e hoje o assunto é sobre mecânica automotiva, mais especificamente sobre os motores 300 tdi ou que tenham sistema semelhante. Quero relatar a vocês como fiz a regulagem da LDA da minha Discovery e obtive bons resultados mesmo sem ter recorrido ao famoso "boost pin", mas apenas observando alguns detalhes e fazendo com calma os procedimentos.


Talvez você já seja uma pessoa bem entendida sobre o motor 300 tdi. Porém, tenho que considerar que há outros iniciando seus aprendizados, que compraram recentemente o carro. Para esses, eu preciso fazer uma breve introdução, para que se situem melhor diante do assunto aqui tratado. Se você já é entendido, pule a introdução, não tem problema.


Introdução

O motor 300 tdi equipou Defender, Discovery 1 e Range Rover Classic. É um motor diesel de injeção direta. Não apresenta injeção eletrônica. Ou seja, não existe um mecanismo eletrônico que faça a leitura de diversos parâmetros (variáveis) e equilibre de forma inteligente a mistura ar-combustível. O lado ruim é que, por exemplo, se você leva o carro para altas altitudes e ar rarefeito, o mecanismo não reajusta a mistura, você fica com uma mistura rica de diesel (em relação ao oxigênio) e o carro perde potência. Isso é só um exemplo. O lado bom é que você se diverte com a possibilidade de você mesmo fazer os ajustes. Bom, para mim é divertido, hehe.

A bomba de combustível, mecanismo que faz a injeção de diesel na câmara de combustão, tem no topo uma estrutura chamada LDA, que é essa parte que eu estou mexendo na foto ali de cima. A LDA recebe um caninho que está interligado com a saída do turbo-compressor. A pressão que chega por esse cano faz movimentar uma membrana de borracha, que está interligada a um pino (calma, você já vai ver nas fotos a seguir). Esse pino é o que regula a quantidade de diesel que será injetado de acordo com a pressão do turbo.

Antes que você siga na leitura, seria bom você assistir três vídeos no Youtube que mostram muito bem todo o funcionamento da LDA e outras formas de regulagem da bomba. Depois de assistir os vídeos dos mestres, continuarei fazendo minha reflexão.

Boost pin - Pino de performance para seu Defender Tdi por Ricardo Pocholo

Aproveito para comentar que, no meu caso, como o Pocholo falou, dois dos quatro parafusos de fenda da LDA estavam "soldados", não saiam de jeito nenhum, chegando a espanar. Por isso, levei no mecânico e pedi para trocar. E ele colocou quatro parafusos sextavados. Pocholo, obrigado pela dica!

Workshop Defender 300 Tdi - Parte 1

Workshop Defender 300 Tdi - Parte 2


Esses vídeos acima explicam certinho como fazer todas as regulagens. Muito mais fácil e visual do que eu ficar aqui tentando descrever. A partir dessa base de conhecimento que quero partir para uma nova reflexão. Acompanha-me.


Sintomas

Desde que comprei a Discovery, no fim de 2018, sinto que o carro parecia fraco em certas ocasiões. Vou relatar um ponto que me chamou atenção, pois a partir dele que fiz os testes.

Todos os dias, ao sair de casa, passo por uma rua com inclinação leve e constante. Inicio o movimento com a primeira marcha, estico até requerer a segunda e passo à segunda. Na segunda, a força segue aumentando e o motor desenvolvendo. E daí vem o problema. Quando o carro pede a terceira marcha, eu passo para a terceira, porém a terceira não desenvolve, o carro avança a partir daí com velocidade constante, próximo a 38Km/h e não passa disso, mesmo que afunde o pé no acelerador. A impressão que eu tinha era como se houvesse um limbo entre a segunda e a terceira marcha, em casos de subidas. A pressão do turbo parece que não entrava. Se eu esticasse bem a segunda e depois passasse a terceira, daí até daria certo. Mas, tinha a certeza de que faltava alguma regulagem.

Além disso, o carro não faz fumaça preta. Então, algo me indicava que a mistura não estava rica, podendo eu me beneficiar com um pouco mais de diesel, de alguma forma, sem problemas.


O que eu fiz primeiro

Comprei um boost pin? Sim. Mas deixei para depois, caso necessário (e no fim não foi). A ideia foi começar pelo mais simples de ser feito, e ir mexendo parte por parte, e testando bem entre uma parte e outra.

Como disse, meus parafusos originais estavam "soldados" e não saiam de jeito nenhum. A primeira parte então foi trocá-los por sextavados. O parafuso sextavado (para chave catraca) é muito mais apropriado para receber torques maiores. Poderia ser o hallen também, mas jamais o original de fenda ou um Phillips. Fenda e Philips são para torques baixos. Não que você precise dar um torque tremendo, na verdade nem se aperta muito ali. Mas, o que ocorre às vezes é o parafuso ficar muito bem grudado e você precisar de um torque maior para retirá-lo. Essa é a questão.

Retirando os quatro parafusos, você vê a membrana de borracha (foto abaixo). Antes de mexer na membrana, é bom usar uma canetinha para fazer uma marca, para lembrar da posição em que estava, pois a membrana com o pino gira. Eu marquei com um risco em direção ao parafuso superior direito.


A canetinha ficou fraca. Eu podia ver, mas na foto não ficou bem. Por isso, eu fiz essa marcação no computador, para que vocês vejam bem como foi feito.

É bem fácil retirá-la, não tem erro. Com a mão é possível, mas pode ser preciso usar uma chave como alavanca de forma leve para destacar o pino do fundo.



Puxando a membrana com o pino, é essa a imagem que se tem. Sai junto a mola e a argola de plástico (que não aparece nesta foto). O pino fica bem preso ao conjunto. Mas tenham o cuidado de não deixar cair a mola ou a argola de plástico, pois são soltas. Ao fundo, vê-se a corôa dentada, ao redor do buraco onde entra o pino.

A primeira coisa que queria tentar é dar uma volta no sentido horário nessa corôa, chamada de "papa-fumaça". Isso faz a corôa (que é a base de suporte para a mola) afundar, entrar um milímetro (ou mais) para dentro. Mas, antes de tudo, use a mesma canetinha para fazer uma marcação em um dos dentes dessa corôa. Assim você controla quantos graus irá girar.




Primeiro eu tentei com os dedos. Não consegui. Note que ao lado direito da corôa tem tipo uma trava, que faz pressão ali e impede que ela fique girando facilmente. Assim, é preciso usar uma ferramenta para forçar um pouco os dentes. Usei uma chave de fenda. Foi tranquilo. Dei 360° no sentido horário, até que o ponto azul voltasse à mesma posição.

Então, fechei tudo, cuidando para colocar tudo do mesmo jeito que estava (conforme marca azul sobre a membrana) e fui usar o carro para ver se percebia alguma diferença.

Confesso que não senti diferença significativa. Às vezes a vontade de que faça diferença é tão grande que você sente como se tivesse feito, mas não fez. Testei o carro na mesma saída, com aquela inclinação, passando da segunda para a terceira... Continuava com o mesmo problema.

Bom, resolvi fazer um outro ajuste. Poderia ter dado mais um giro na corôa, mas não quis. Deixei com aquela volta dada. Se uma volta não fez nada, duas também não seria aquilo. Resolvi partir para o pino.



Quero que você observe bem como é esse pino original. Veja como tem o formato de um cone. Mas não um cone bem reto, é um cone meio torto. A ponta do cone fica mais próxima de uma das margens. Note que a marcação vermelha é o lado mais próximo e a azul é o mais distante. Note a marcação em amarelo também. Marquei em amarelo o local por onde o medidor desliza. Sei que é ali, por causa da graxa ao redor (veja na imagem).

E aí a gente deve lembrar: o pino tem esse formato de cone justamente para permitir que você possa rotacioná-lo para ajustar a angulação pela qual o medidor irá percorrer. Se o medidor percorrer o caminho pelo lado menos angulado, a entrega de diesel é menor (conforme a pressão do turbo aumenta). Do lado oposto (isto é, 180° para qualquer lado) ocorrerá a maior angulação, que fará a melhor entrega de diesel conforme a pressão do turbo aumenta. Entenderam?

Agora, analisando o desenho e a marcação amarela, em qual angulação estava percorrendo o meu medidor? No meio do caminho. Ou seja, se eu girasse 90° para um dos lados, estaria aumentando a angulação, e se girasse 90° para o outro lado, estaria diminuindo a angulação.

Pois bem, o que fiz foi analisar bem onde estava o quê, e para qual lado eu teria que girar o pino. Notei que o medidor (pelo menos no meu veículo) ficava voltado para a frente do carro. E descobri que o sentido que eu deveria girar seria 90° no sentido horário. Veja abaixo como ficou.



Lembram que antes a marcação de caneta ficava voltado para o parafuso superior direito? Então, agora eu o deixei voltado para o parafuso inferior direito. Claro, de novo, a minha marcação está tão fraca que não apareceu bem na foto, por isso eu fiz essa marca azul, para ficar mais visível. Mas enfim, eu girei cerca de 90° (ou um pouco menos) no sentido horário.

Por favor, não saia girando o pino aleatoriamente. Faça como eu fiz. Abra, observe onde está deslizando o marcador, observe o quanto você deveria girar para um lado ou para o outro para que possa aproveitar o maior ângulo e acertar de primeira.

E outra coisa. Aproveite para limpar a graxa velha e passar uma nova graxa. Eu usei a graxa azul, de lítio, a mesma que uso nas cruzetas. Não é muito. É só um pouco, para o marcador deslizar com menos atrito sobre o pino. Bom, só não limpei totalmente. Deixei a mancha mostrando onde deslizava anteriormente, pois seria interessante saber.

Depois, é bom anotar tudo o que foi feito em algum lugar. Eu anoto sempre em um caderninho. Assim, se precisar voltar ao modo anterior, você lembra bem o que mudou.


Resultado

Bom, a prova final seria na prática. Saí e peguei o mesmo declive aquele. Passei da segunda para a terceira com pouca velocidade, de forma que eu sabia que o carro (nas condições anteriores) iria ficar sem força... e... O turbo entrou mais cedo, elevando a rotação e a velocidade do carro... Queria que você visse a minha felicidade, hahaha. Ficou outro carro. Não tem mais aquele limbo entre a segunda e a terceira.


Deixo aqui a minha reflexão

Vai mexer na LDA? Coroa? Boost Pin? Trocar a mola? Super LDA?

Calma! Faça uma coisa de cada vez e comece pelo que você já tem. Tem boost pin sendo vendido a mais de 300 reais! Eu comprei outro, pela Wish, e paguei apenas R$ 63 reais, de aço endurecido. Não sei se é bom, ainda nem chegou. Ganhei um outro, e guardei aqui. Pode ser que no futuro eu venha a usar, para ver se ganho um pouco a mais de potência, se quiser. Mas, quero que pense: e se você conseguisse a potência que queria sem precisar comprar um boost pin?

Outra pergunta que não quer calar é: o boost pin possui uma angulação maior do que a máxima angulação desse pino cônico? Bom, eu acredito que sim. Mas, gostaria se alguém pudesse fazer a medição para responder... Se alguém tem os instrumentos para medir, por favor, nos tire essa dúvida e nos escreva abaixo nos comentários. Só não vale achismo. Achar, até eu acho, acho que sim... Mas, queria ter medidas. Qual é essa angulação? Por exemplo, seria interessante se alguém dissesse "o Cônico vai de 10° até 20° e o boost pin mede 30°. Poxa, seria legal a gente ter esses parâmetros.

Mas o fato é: quantas pessoas colocam fora seus pinos cônicos antes de ao menos tentar extrair o máximo que eles têm a oferecer?

Enfim, eu vou seguir por aqui dirigindo com essa melhoria que tive. Se eu achar ser necessário, posso fazer outros ajustes no futuro, talvez possa diminuir o anel de plástico, para deixar o pino se aprofundar mais e entregar mais diesel com pressões maiores de turbo. Bom, veremos.

Amigos, espero que eu tenha passado o que aprendi com clareza. Não sou mecânico, mas tenho me dedicado a aprender. E tudo o que aprendo, gosto de compartilhar. Esse é o espírito que eu gostaria de ver em cada um dos landeiros, uns aprendendo com os outros. Então, se há algo que eu tenha falado errado, os mais entendidos aí sintam-se à vontade para me corrigir. Obrigado por acompanharem minhas postagens. Isso me dá ânimo para continuar escrevendo. Abraço a todos e muitos acampamentos na vida de vocês! Muitas viagens também!

Para ver uma lista completa das páginas e postagens deste blog, acesse:



4 comentários:

  1. Muito bacana as informações Leandro. Bem explicado que até eu , mulher que Costuma não se envolver muito na mecânica, consegui entender . Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Amigo e como ficou em relação a fumaça? Aumwntou? preteou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não senti diferença na fumaça. Tvz eu ainda tenha ficado dentro de um bom equilíbrio na mistura. Tvz com o pin boost, a potência seja maior, e a fumaça apareça mais.

      Excluir

Mais lidas do blog