Translate this blog

Por que não largar tudo e viajar?


Meu problema deve ser o da maioria das pessoas que aqui leem: estamos em um emprego, sobrevivemos por conta dele, pagamos contas, e juntamos dinheiro para viajar durante as férias. É assim também com você?

Imagem de Jan Vasek por Pixabay


Contudo, haverá pessoas que vão dizer que largaram tudo, venderam boa parte das coisas, saíram por aí, e que todo o mundo poderia fazer o mesmo. Mas, será bem isso?

Na minha opinião, se você analisar a vida dessas pessoas, muitas delas tem pais com dinheiro suficiente para sustentá-los, ou pelo menos para garantia de que, se tudo der errado, poderão ajudá-los a se recuperar. Outras tem investimentos capazes de, de fato, sustentar todos os gastos necessários. Outras pessoas trabalham com atividades que não precisam de local fixo, podem trabalhar viajando. E tem aqueles também que não têm muito dinheiro, mas que não se importam em viver com muito pouco, e para pagar suas necessidades fazem “bicos”, artesanatos.

Enfim, a grande questão é: você terá como viver bem se fizer isso? E viver bem não é apenas sobreviver. De nada adiantaria sair viajando o mundo e não poder ir em um restaurante provar uma comida típica, ou passar num museu muito importante da cidade e não ter dinheiro para entrar. Tudo bem, tem diversos níveis de conforto que se pode ter em uma viagem e, quanto mais conforto, menos longe se poderá ir, pelo menos para a grande maioria das pessoas, os não ricos. Eu, por exemplo, não me importo muito com conforto. Poderia ficar acampado, dormir em barraca de teto em posto de combustível quando necessário. Não me importo de não ir nos melhores restaurantes. Mas, fazer a própria comida todos os dias, três vezes por dia, dá muito trabalho, cansa. Quero ter dinheiro para poder comer fora de vez em quando, ir numa cafeteria típica tomar um pingado. Meu emprego, no momento, é justamente a única garantia que tenho de que terei dinheiro para viajar e viver essas coisas. Mas, poderia vender tudo e aplicar o dinheiro? Poderia... se eu tivesse alguma coisa. Mas a única coisa que tenho é o carro. E, se quebra a turbina, por exemplo, o que faço?

Felizmente tenho o privilégio de ter um emprego bom, do qual me sobra algum dinheiro para viajar, pois tem pessoas que nem isso, passam as férias em casa, ou em algum local próximo. Quem tem filho então...

Muitas pessoas acham maravilhoso ter filhos, e é, tudo bem. Mas, para quem luta para sobrar dinheiro nas férias para poder viajar, ter filho (pelo menos na minha idade) é botar uma âncora na vida. Sei que é uma visão terrível, que alguns vão me condenar por isso. Mas é só um ponto de vista. Um dia eu poderei ter, e com certeza vou gostar, cuidar e valorizar. Porém, um filho significa um gasto significativo. A mesma coisa um animal de estimação. Tem gente que tem um cachorro, e leva junto na viagem. Ótimo. Mas, continua sendo um gasto a mais, uma dificuldade, não pode ser levado em qualquer lugar, tem que cuidar pra não se perder... Tá, também tem suas vantagens. Se você já tem o cachorro, leve junto, é seu companheiro. Leve junto seu filho. Mas, eu que não tenho, melhor esperar e aproveitar para viajar muito, não acham? Agora, e aquelas pessoas que têm três cachorros, dois gatos, uma calopsita, um papagaio...? Aí, meu filho, sua vida é viver em casa. Quem mandou ter bom coração...

Dois viajantes
Foto: Brodie Vissers. (https://pt.shopify.com/burst)

O que eu quero dizer é: parem de dizer para os outros largarem tudo e saírem viajando! Só porque foi possível para você, não quer dizer que será possível ou bom para todos! Cada um tem a sua realidade, tem seus desafios, seus gostos, suas necessidades, seu tempo. Meu tempo, por enquanto, são os míseros 30 dias... Um dia, se possível, posso conseguir alguma forma de ganhar dinheiro e me sustentar sem precisar emprego em local fixo. Mesmo assim, não acho que viajaria 365 dias por ano. Faria trechos, rotas, mas possivelmente gostaria de voltar de tempos em tempos para algum local, rever a família e os amigos.

E você? Concorda? Gostou dessa reflexão? Então, comente abaixo nos comentários, para que possamos saber sua opinião. Inscreva-se neste blog, siga nosso Insta @decarropelaamerica para acompanhar nossas publicações, fotos dos lugares que passamos...

Um abraço e que todos consigam viajar muito nessa vida!
Leandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas do blog