Estivemos pensando em todas essas possibilidades nos últimos meses. Por enquanto, utilizamos o que temos, uma barraca comum de chão (25/03/19). Mas queremos mudar. Enquanto isso, gostaria de analisar mais detalhadamente cada uma dessas possibilidades, para ajudar outras pessoas a também refletir sobre vantagens e desvantagens e acabar decidindo bem sobre o que é melhor para cada caso e pessoa. Vamos lá?
1 – Barraca de teto comum
Essas barracas costumam ser o sonho de muitos viajantes. As principais vantagens são a facilidade de montagem (basicamente, é só tirar a capa e desdobrá-la) e a distância do chão (não suja tanto a barraca, fica longe de insetos de chão, cobras, aranhas...). Comparado às tradicionais de chão, só dificulta levar malas e outras coisas para dentro, por ser alto, mas, pra quê, se você tem o porta-malas do carro logo abaixo? Mas tem alguns pontos bem negativos, na minha opinião. Até poderia começar falando do preço (a partir de 4.500, por aí), mas tudo bem, o valor se paga com o tempo, pois você evita pagar estadia, pode dormir até na beira da estrada, se quiser. Não, os piores pontos, na minha opinião: a) elas aumentam no mínimo 40cm na altura do carro. Em geral quem usa essas barracas já são carros grandes. Com a barraca, então, já não entra em estacionamento algum. b) A altura também aumenta o arrasto aerodinâmico, aumentando o consumo de combustível e a força que o motor tem que fazer para manter velocidades altas. Isso tudo porque todos enxergam como vantagem o fato de a barraca de teto guardar dentro o colchão, os travesseiros, roupa de cama, cobertores. Por isso fica tão grande o volume. E c) o peso da barraca (~50Kg ou mais) eleva o centro de gravidade, deixando o carro menos estável em curvas.
As barracas de teto comuns podem ser desdobradas para qualquer direção. Em geral, as pessoas abrem para trás ou para o lado, já que à frente há o capô. Mas olha que ideia genial: aproveitar o recuo de capô do design da LR Series para apoiar a escada no para-choque. // Fonte: www.roverguide.com. |
2 – Barraca de teto “hard top”
“Hard top” significa “teto rígido”. São bem parecidas com as comuns, mas não se desdobram para abrir. Ao invés disso, tem pistões a ar que empurram o teto para cima, ou em ângulo para o lado. Como não se desdobram, costumam ocupar a maior parte do teto do carro. Então, para aqueles que gostam de carregar outras coisas em cima, já fica ruim. O espaço interno e os acabamentos são bem semelhantes às anteriores. Não vejo muita diferença. Mas o desenho dessas fica tipo uma caixinha quadrada (mais feio, na minha opinião). A altura diminui um pouco, já que o conteúdo fica mais espalhado (e não dobrado), mas ainda assim, não vejo muita diferença, pois também fazem essas barracas para conter colchão, travesseiros etc. Aqui no Brasil estão recém começando a vendê-las, e o preço está ainda mais salgado (encontrei a partir de 7.500 reais). A altura fica por volta dos 30cm (apenas 10cm menos que as comuns). Mês passado eu até pensei em uma alternativa bem melhor: fiz um projeto para produção caseira de uma barraca de teto, com piso de compensado naval e teto de alumínio. A vantagem do meu projeto é que a barraca seria feita para só carregar colchão e lençóis, ficando com a finura de apenas 5cm, mais a altura do hack. Além disso, em cima da barraca seria uma base plana com alumínio antiderrapante (“xadrez”), servindo para usar de hack, quem quiser. Isso seria perfeito, eliminaria todas as principais desvantagens.
Minha ideia seria tipo essa, porém muito mais fina. Não que a minha ideia seja genial. Na verdade só não produzem hard tops ultra-finas porque as pessoas preferem enfiar tudo dentro mesmo, não se preocupam com arrasto e essas coisas. // Fonte: offroadtents.com. |
3 – “Camper”
Chamam de “camper” quando se realizam mudanças internas no veículo para funcionar como um mini-motor-home. O principal é que tenha a cama dentro do carro e, como isso toma espaço da carga, normalmente se tem que fazer modificações básicas, como uma estrutura com gavetas e armários por baixo do plano onde se coloca o colchão. Como essa estrutura tem que suportar o peso das pessoas, normalmente acaba elevando muito o peso do carro. Ou melhor, depende da qualidade do projeto. Já vi armários em MDF dentro do carro. MDF não é a melhor madeira para se utilizar, pois não é a mais leve e resistente. Por isso muitos utilizam o compensado naval. Eu pensaria em uma estrutura o mais simples possível, para evitar ao máximo o aumento do peso. Cheguei a pensar em colocar uma cama suspensa dentro do carro uma vez, uma estrutura com aço de andaimes, que se pudesse montar só na hora de dormir, o que evitaria a construção de armários. Bom, tudo depende do estilo de viagem que se quer ter. A grande vantagem do camper é não depender de campings, pois geralmente se instalam chuveiro, pia, toldo... Enfim, uma casa completa. Essa é uma ótima opção mesmo para quem vai viajar por vários meses na estrada. Mas, ainda assim, tem uma coisa que detesto nisso tudo: as grandes mudanças no carro. Quando chego de viagem, quero tirar os apetrechos de dentro, e deu: tenho um carro de volta, e não uma casa sobre rodas, entende? O investimento para se transformar o carro também é grande. Tem gente que gasta 30mil! Além disso, se a transformação for muito pesada (madeiramento, reservatório de água, geladeira), é necessário colocar molas mais fortes (“heavy duty”), reforçar a suspensão. Dormir dentro do carro dá bastante segurança. Mas tem o problema do calor também. É impossível deixar o ar do carro ligado, então, o que fazer? Numa barraca externa, o vento passa pelo tecido e refresca. Mas, dentro do carro, o que fazer?
4 – Barraca de chão
Essa deve ser a maneira mais tradicional, simples e barata. O peso de um iglu é algo irrisório, e não ocupa espaço quase nenhum no carro, é uma bolsinha bem pequena. Acampando assim, você não tem problema com peso excessivo, nem com perda da estabilidade, nem arrasto aerodinâmico. Mas quais são os pontos negativos? Para viagens longas, em que você precisa dormir em vários locais diferentes, normalmente uma noite em cada lugar, é muito chato ter que armar e desarmar a barraca todos os dias. Dá muito trabalho. Tem que ficar passando as varetas por dentro do tecido, daí as varetas se abrem lá no meio, ter que enrolar com o maior cuidado e dedicação, senão a barraca não cabe na sacola. Se chove, então, fica tudo sujo! Para um acampamento em que você vai para um lugar, fica uns dias e volta pra casa, ótimo, você monta uma vez e depois desmonta, acabou. Mas, fazer isso tudo uma vez por dia, nossa! Em nossa viagem ao Uruguai tivemos que fazer isso, três vezes. Aguentamos, mas é um ponto negativo que nos fez lutar por outras ideias.
**Obs.: Existe um tipo de barraca de chão que se chama "barraca tatu", ou outras expressões. Fácil de montar e mantém a a pessoa uns 20cm do chão. É de se pensar, mas, ocupa um pouco mais de espaço no porta-malas, e ficaria ruim, por exemplo, parar num posto e armar a barraca do lado do carro... Eu me sentiria mais seguro em cima mesmo, ou dentro. Mas acho interessante a ideia para outras finalidades.
Nunca tinha visto uma tatu tão grande! // Fonte: macamp.com.br. |
5 – Barraca comum sobre o teto do carro
Na minha opinião, todos os pontos negativos do item anterior se resolveriam se fosse possível armar a barraca no teto do carro, e se a barraca fosse simples de ser montada. É possível isso? Bom, para uma barraca típica, de passar vareta por dentro do pano, só resolve o problema do contato da lona com o chão, mas continua sendo complicado para montar a barraca. E o pior de tudo é que a barraca estando em cima do carro, você não pode andar com o carro até que a barraca seja guardada (ponto negativo que também ocorre com qualquer barraca de teto). Mas as grandes vantagens do ponto anterior são mantidas: não piora a aerodinâmica (embora necessite de um hack com piso plano), nem o centro de gravidade, nem o peso, nem a altura do veículo, e ainda mantêm a barraca longe do chão. Ah, e o preço é bem mais em conta: você só precisa comprar uma barraca simples, e colocar um hack de piso plano. Essa opção é mais rara, mas existem sim pessoas que optam por isso. Fato é que muitos poderão ver e pensar que você colocou uma barraca simples em cima do carro porque não teve dinheiro para comprar uma barraca de teto comum. Mas, se você não liga para o que os outros vão pensar, mande todos à m**** e faça o que for melhor. Em suma, o único ponto negativo (além da opinião dos outros), na minha opinião, é a dificuldade de montar a barraca, que pode ser igual à dificuldade da barraca comum. Há barracas mais simples, daquelas que se abrem em segundos, já viram? Mas não confio muito, pois acho a estrutura pouco resistente à ventos (e para quem estará em cima do carro...). Enfim, não querendo fazer propaganda, mas há pouco encontramos uma barraca bem resistente que não precisa passar vareta por dentro da lona. É bem mais fácil de montar. Não posso colocar uma barraca enorme em cima do carro. No meu caso, se fizer isso, comprarei uma de 1,20 por 2m. Preciso de mais espaço? Não. A ideia mesmo é só armar a barraca para ter onde dormir. Preciso comprar escada? Não aqueles trambolhos que vem com barracas de teto comuns. Posso comprar só aquela escadinha que se instala na porta traseira, e subo por ali. Meu carro tem 2,05m de altura. O portão do meu condomínio deve ter uns 10cm a mais apenas. Então, qualquer barraca de teto comum ou hard top que eu colocasse, eu teria que sair com o carro primeiro, e instalar a barraca lá fora. Na volta, o processo inverso. Impossível! E me incomodo muito com todos aqueles pontos negativos. Sou minimalista. Pra que um trambolho, se posso ter uma barraca em uma sacolinha dentro do porta-malas?
Aqui só falta colocar o bagageiro sobre o teto do carro, mas é só pra se ter uma ideia de como fazer o piso. // Fonte: www.4x4brasil.com.br. |
Enfim, nos últimos meses, já pensei em cada uma dessas modalidades, já pensei muito em cada uma delas, pendi para um e outro lado diversas vezes. No momento, eu e minha esposa chegamos à essa última ideia. Achamos uma ótima barraca, bastante resistente a vento, chuva, e com uma tecnologia que faz a barraca ficar escura até durante o dia. Mas claro, cada um vai pesar cada ponto positivo e negativo acima descritos e vai chegar a uma conclusão. Então, boa sorte na escolha! Saiba que o mais importante é não deixar de viajar, ainda mais acampando! Não tem coisa melhor! Um abraço e boa viagem!
Últimas notícias nossas:
17/07/19: Finalmente instalamos o bagageiro e compramos
outras coisas necessárias para colocar nossa ideia em prática. Veja o
projeto do bagageiro e ele pronto em Nosso projeto de bagageiro de teto para barraca iglu.]
Postagens relacionadas:
.
Por que não largar tudo e viajar?
.
Veja a lista completa de postagens no Índice de postagens e páginas.
Por que não largar tudo e viajar?
.
Veja a lista completa de postagens no Índice de postagens e páginas.
Vendas de barracas de teto (Brasil):
.
Sumatra
Sumatra
.