Translate this blog

O que é preciso saber para viajar de carro para o Uruguai?

Plaza Independencia e Palácio Salvo, Montevidéu, Uruguai
Plaza Independencia e Palácio Salvo (prédio ao fundo) - centro de Montevidéu.

O QUE É NECESSÁRIO PARA ENTRAR NO PAÍS


As exigências são bem mais simples do que na Argentina. Não é preciso cambão, adesivo de velocidade, nem triângulo extra. Esquece isso! E ninguém vai te parar e pedir coisas absurdas como o tal lençol branco (e nem te pedir propina). Não. No Uruguai, além das coisas que aqui no BR são exigências, você só precisa da tal Carta Verde. Claro, se o carro não for teu, tem que ter autorização, se estiver financiado, tem outras exigências. Bom, eu te fiz um resumo. Basicamente é isso. Mas você pode conferir a íntegra das exigências no site da embaixada do Uruguai, no link abaixo:
http://www.emburuguai.org.br/?page_id=482&lang=pt-br

POR ONDE ENTRAR


Pra quem vem do BR, as entradas mais comuns são por Santana do Livramento, Jaguarão, ou Chuí. De Porto Alegre a Montevideo, o trajeto mais curto é por Jaguarão. 
Aí você tem que saber o seguinte: sempre que você entra ou sai de um país, você tem que passar na Migração! Tem gente que não se dá conta e passa reto. Mas, se a polícia por acaso te parar, vai querer o tal papel aquele, que você nem se deu conta. Sim, procure a "migración", tanto ao entrar, quanto ao sair. Em Rivera, por exemplo, fica dentro do shopping Siñeriz. Preenchemos um formulário com nossos dados, dados do carro, depois passamos pela PF do BR e depois pelo guichê dos uruguaios. É bem simples, rápido, e lá eles explicam tudo. E então você tem que guardar bem esse papel para entregar antes de sair do UY, pois eles têm que registrar que você saiu. Pelo Chuí, vimos que fica junto à Aduana (Aduana faz controle de mercadorias e a Migración, das pessoas). Enfim, ninguém vai te parar para pedir que você faça isso. É responsabilidade sua apenas.  

E outra coisa: não pode comprar nos Freeshops ao entrar no UY! Você só pode comprar quando estiver saindo. E no momento eu diria para nem comprar, pois está tudo caro, ou igual. Algumas coisas só que valeriam apena, mas é bom você pesquisar bem, pra não bater a loca e sair comprando tudo.

DINHEIRO


Precisa levar pesos do BR? Não! Vá só com reais e troque pelo menos uma parte na fronteira, outra parte em Montevideo. Infelizmente em Rivera não encontramos pessoas trocando informalmente como tinha na Argentina. Tivemos que trocar em uma loja de câmbio. Mas o bom é que não nos cobraram tarifas como nos câmbios brasileiros. Em todo o UY foi assim, só o valor da conversão que muda. Para você ter uma ideia, cada real estava por 8,65 pesos em Rivera; 7,5 em Colônia; e 8,7 em Montevideo. Mas esses são os melhores valores que conseguimos. Tem que dar uma pesquisada, porque varia bastante de câmbio pra câmbio, e até de um dia para o outro. Trocar por dólares? Não é necessário. O peso é a moeda que serve pra tudo. Mas uma coisa aprendi: nunca mais deixo pra trocar em Colônia!! Tudo muito caro!

ESTRADAS E OUTRAS INFORMAÇÕES


As estradas são ótimas! Lisas, bem pintadas, sem quase nada de movimento. Às vezes são retas infinitas, outras vezes são coxilhas. A paisagem é muito bonita: pampa, vacas no pasto, pinheiros de reflorestamento, algumas plantações aqui e ali, volta e meia alguma escola rural (por onde eles pedem para reduzir a velocidade). A velocidade máxima em geral é 90 ou 110Km/h. Poucos caminhões pelo caminho. Enfim, é um paraíso para viajantes, você vai ver bem a diferença entre as estradas brasileiras e as uruguaias. Se você não quebrar uma roda nas BRs, por cair numa “panela”, você chega lá e vai gostar. Ah, um detalhe muito importante!! No Uruguai é sempre necessário estar com a luz baixa acesa, mesmo nas cidades, mesmo de dia. Ouviu bem? SEMPRE! Tome muito cuidado com isso, e não vai se incomodar com a polícia, pois há muitos policiais. Acho que tem mais policiais do que outras pessoas naquele país!

Não sei se têm uma boa sinalização à noite, pois quase sempre viajei de dia. O único trecho que peguei de noite foi entre Colônia e Montevideo. Era uma estrada duplicada, com duas faixas de cada lado. Não estava tão lisa e não era bem iluminada, mas pelo menos não tinha buracos.  

Outra coisa boa é a educação dos motoristas uruguaios. Tanto nas cidades quanto nas estradas, não tinha aqueles caras (como tem no Brasil) que encostam na tua traseira e ficam te fazendo pressão para atirar o carro pro lado. As pessoas lá são mais tranquilas no trânsito. 

Pedágios? De tempos em tempos você encontra um. Pelo nosso trajeto (Rivera-Colônia-Montevideo-Chuy) passamos por uns 7, pelo menos. E todos eles tem o mesmo preço: 100 pesos. Não é tão barato, mas a diferença é que você sente que valem a pena. 

Quanto ao combustível: não precisa pesquisar preços, pois todos os postos estavam com o mesmo preço, pois é tudo tabelado. Os nomes diferem dos brasileiros, no anúncio (diesel é gasoil; gasolina é nafta), mas também existem as palavras gasolina e diesel, então, não se preocupe, você não corre o risco de colocar o combustível errado. Álcool não existe, e gás GNV, só em cidades grandes. Os preços estão mais caros que no BR, bem mais. Então, quando chegar na fronteira, encha o tanque do lado brasileiro. Dá uma olhada nos preços pelo site abaixo e calcule quanto fica na conversão para Real: 
https://www.ancap.com.uy/innovaportal/v/195/1/innova.front/automotriz.html
Rota de carro pelo Uruguai
Rota que fizemos nessa última viagem (jan/19), com as cidades em que dormimos.

PONTOS TURÍSTICOS (o que não pode perder)


As principais cidades turísticas são Montevideo, Colônia, outras cidades litorâneas (já falo nelas), as cidades de fronteira (pelos freeshops, principalmente). Pelo interior (digo, nas cidades fora das bordas do mapa) não vi muito atrativo. Todas são muito pequenas, muito mesmo! Mas passamos por uma que valeu a pena: Trinidad. É uma cidade em forma de quadrado, e tem uma rua central que lembra a calle Florida, de Buenos Aires: cheia de lojinhas, canteiro de flores. Talvez tenha outras bonitinhas por lá, mas essa eu posso indicar.

Quem busca boas praias, vou fazer algumas indicações:
-Piñares: foi nossa preferia. Fica pertinho de Punta del Este, o mar quase não tem ondas, água verdinha, transparente, uma boa faixa de areia, local para estacionar com gente cuidando dos carros (os caras de lá não são estorquidores como os do Brasil, são bem educados), areia grossa (você bate e ela sai, sem sujar nada), paisagem bonita (dava pra ver punta ao horizonte, e tinha até um cruzeiro lá), não era abarrotada de gente (como ocorre em Punta), tinha banquinha para lanches, praia bem de família;

-La Pedrera: não aproveitamos o mar porque estava ventando no dia, mas é bem parecida com as nossas do RS. Mas o que é ótimo nessa praia é o centrinho. Tem uma rua principal cheia de barzinhos, e banquinhas de rua, gente vendendo artesanato, artistas de rua, muitos jovens e família. Disseram que em períodos de festa (ano novo, carnaval) é praia de agito, muito badalada. Daí o chato, na minha opinião, é que enche de jovens bêbados. Mas, fora dessas épocas, é ótimo!

-Praias de Montevidéu (Pocitos e Playa Ramirez): na capital, essas são as melhores praias. A água não é muito boa, é tipo rio com ondinhas, água escura. Mas dá pra curtir muito a faixa de areia e o calçadão (rambla);

-Punta del Este: essa é a praia mais famosa do UY. Mas é muito cara, é praia de rico mesmo. E achamos muito muvucada de gente. Acho que só vale a pena para dar uma passada, tirar foto com os “dedos” e seguir embora;

-José Ignácio: a prainha é muito acolhedora, bonita, tem boa estrutura. E vale a pena subir no farol para olhar a paisagem! Aliás, o litoral do Uruguai está cheio de faróis, todos bem parecidos, e quase todos dá pra subir (pedem uns 30 pesos por pessoa);

-Cabo Polônio: não fomos. Mas recomendo, pois muita gente nos disse “não percam Cabo Polônio!” E, pelas fotos, é linda mesmo. Você tem que estacionar o carro e pegar um caminhão 6x6 para entrar lá. É uma aventura. Acabamos não tendo tempo, mas queremos voltar para conhecer;

-Punta del Diablo: já fui em viagem anterior, mas não nessa (também não deu tempo). Mas vale a pena. E a cidadezinha é bem badalada, tipo La Pedrera;
(Há outras, ok? Mas essas são as minhas principais recomendações...)

Não deixem de visitar o Casapueblo. É um cartão postal do UY! Fica em Punta Ballena, pertinho de Punta del Este. Veja abaixo: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Casapueblo 

Montevidéu e Colônia dispensam apresentações, não acham? Talvez eu faça outras publicações com dicas específicas dessas localidades, pois há muito a relatar.
Quem quiser ter mais indicações, e ver fotos, podem nos seguir no Instagram: @decarropelaamerica. Fomos em muitos outros cantinhos imperdíveis e estamos colocando aos poucos no Insta as fotos e sugestões.

É isso aí, meus amigos, espero que tenha tirado muitas dúvidas. Tenham uma ótima viagem! E, qualquer coisa, escreva abaixo, nos comentários, ok?

Veja a lista complete de postagens deste blog em Índice de postagens e páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas do blog