Translate this blog

Como lavar o carro?


Olá, meu amigos! Vou contar para vocês como eu tenho feito com meu carro para deixa-lo como novo. Sei que há outras técnicas, e não pretendo achar que a minha é a melhor de todas, mas, vou relatar conforme minha experiência, pelo que pesquisei, testei, aprovei, ou achei mais fácil. Mas gostaria de ver os comentários de vocês, se fizeram e gostaram, se têm alguma dúvida, e principalmente se sabem de alguma outra técnica boa que facilite a minha vida e a de todos. ;)



LAVAGEM DO MOTOR


-Com o motor FRIO, comece sempre tirando a sujeira mais grossa e visível. Para tanto, use pincel, escova, aspirador de pó (uma dica: pode inverter a saída do aspirador para a função de soprador de ar, para ele soprar sujeira de locais escondidos). Pode abrir o compartimento do filtro de ar, pois lá às vezes tem areia, sujidades. No caso do meu, um Discovery 1 TDI, eu tiro o macaco e o calço, que ficam no compartimento do motor, pois em baixo deles também tem bastante sujeira;
-Se os conectores da bateria tiverem zinabre (aquele treco verde), pode tirar com escova de dente e desengripante (se já tem zinabre, dá uma olhada se não está na hora de trocar hein);



-Quando achar que já tirou tudo o possível, chegou a hora de passar um pano úmido (molha bem na torneira e torce bem; pode colocar um pouco de detergente neutro ou de coco). Pode passar o pano em tudo que é plástico, borracha, tubos de silicone. Vai tirando a sujeira do pano, ok? E pode passar pano também dentro do compartimento do filtro de ar, mas deixa secar;
**O mais difícil de tirar são sujidades que ficam em reentrâncias, normalmente de componentes plásticos.
-Depois que o grosso foi embora, está na hora do “banho”. Mas água no motor não é recomendado, não é? Por isso que você vai passar o spray de WD40 em todo ele (só não mira no alternador e placas eletrônicas (se tiver). Passa e vai esfregando uma flanela. O WD40 não vai apenas dar o brilho (acabamento), mas também servirá como solvente de graxas e outras sujidades apolares, por isso você tem que esfregar a flanela. Ah, e também vai servir como anticorrosivo!
No fim, você vai ver que seu motor ficou limpo, brilhoso e cheiroso. Já me é o suficiente. Não acho necessário limpar por baixo (ninguém vai ver, e logo suja de novo!).


Há outros métodos mais agressivos e que exigem ferramentas e produtos que talvez você não tenha em casa. Vou deixar um exemplo para que vejam: Motor limpo e protegido para quem é chato com carro - Padrão Ao Raboni. Achei interessante, principalmente a questão do verniz. Só tenho receio de aplicar produtos corrosivos (ácidos ou básicos) pois podem prejudicar as peças. Então, do jeito como fiz achei mais simples e serve para o aspecto que quero.


LAVAGEM DA PARTE EXTERNA


A carroceria é mais fácil, a maioria das pessoas sabem, ou tem seu jeito para fazer. Só é preciso cuidar, que muitas pessoas usam sabão em pó para roupas, pois faz bastante espuma. Não é recomendado! O ideal é usar sabão neutro ou de coco, pois não agridem a pintura (mas o ideal mesmo são aqueles xampus específicos para carro). É o que dizem... Fora isso, há vários produtos disponíveis no mercado, alguns têm até cera líquida na composição. Se você sabe que não poderá passar cera depois, então, é uma opção boa. Contudo, preste atenção, pois após o uso, pode ficar uma camada "gordurosa", que é a cera. Mas é só passar o pano de leve e espalhar bem.

Ah, outra dica é não lavar o carro abaixo de sol forte, pois ele acaba secando a água rápido e acaba deixando as marcas das gotas.
-Primeiro, use uma mangueira ou lava-jato para tirar o grosso da sujeira (pré-lavagem). Passe em toda a carroceria, por dentro dos para-lamas e pelas rodas (não passe por baixo do carro!);
**Veja se na grade não ficaram folhas enroladas, pois sempre tem...
-Se tiver cocô de passarinho, tire eles individualmente agora, mas com cuidado para não raspar (o ideal é retirar logo que suje, antes de endurecer);
-Depois, prepare um balde com água e sabão (o suficiente para fazer bastante espuma) e, com uma esponja grande, passe em toda a lataria, e por último nas rodas e pneus (por último a parte mais suja);
-Então você passa novamente água para tirar todo o sabão;
E aí vem um detalhe importante:
-Antes que a água seque sozinha (com o vento ou o sol), passe uma flanela de microfibra para secar tudo. Conforme ela vai encharcando, você vai torcendo para tirar a água e voltar a secar. O melhor é começar secando pelas partes mais propensas a secar (normalmente nesta ordem: teto, capô, vidros e o resto). Seque por último as rodas. Tem gente que usa jornal para secar os vidros, mas eu acho que com um pano de microfibra já fica bom.
-Para deixar os pneus bem bonitos, eu deixo secar e depois passo o “pretinho”. O que eu uso tem açúcar invertido na composição, pois deixa bem brilhoso. Passe só na faixa (banda) que fica pra fora;
-Para as partes plásticas e de borracha, eu passo Jimo Silicone (ou qualquer similar). Se tiver bem ruim, sei que há no mercado revitalizadores de plásticos e borrachas, é só procurar no Mercado Livre (mas eu nunca testei);
-Para a lataria, é bom usar cera, pois protege do sol, dá brilho, e o carro não suja tão fácil depois. Para isso, eu demorei, mas descobri uma técnica boa. Pode usar uma flanela para passar em áreas pequenas de cada vez e tem que deixar uma camada bem fina, transparente (se botar muita cera, depois fica muito difícil de esfregar). Depois que a cera secar (em uns 10 min), é só pegar uma outra flanela seca, de microfibra, e esfregar em movimentos circulares. Vai olhando contra a luz para ver onde está bem passado ou não. (essa é a parte que mais dá trabalho. Talvez seja bem melhor com uma enceradeira veicular, mas eu não tenho);
-Para os vidros, dá pra passar um pano com água e aqueles aditivos de água de limpa-vidros, aqueles frascos com líquido azulado. Além de ajudar a limpar, deixam os vidros menos propensos a embaçar (também passo de vez em quando na parte interna dos vidros e nos espelhos). Mas não deixe o pano muito molhado, senão ele deixa gotas, que depois secam e deixam o vidro manchado. Pode vir com uma flanela seca em seguida.

Como lavar o carro?
Note os pneus bem pretinhos e brilhantes.

LAVAGEM DOS TAPETES (de borracha)


-Como os tapetes têm muitas reentrâncias e as sujeiras ficam bem entranhadas, acho muito trabalhoso ficar esfregando. Ao invés disso, coloco eles no chão e passo o lava-jato. Sai tudo rapidinho. Tudo mesmo!
-Deixa secar. Ele vai ficar limpo, porém opaco;
-Depois que seca, passe com uma esponja de cozinha aquele produto que se passa nos pneus, o “pretinho”. Dá pra passar Jimo silicone, mas eu prefiro este, abaixo. É um “pretinho” que tem açúcar invertido na composição, o que realça muito o brilho. Daí sim, os tapetes ficam perfeitos!

Como lavar o carro?Apara barro


LAVAGEM DA PARTE INTERNA


-Após ter lavado o carro por fora, provavelmente a lataria interna das aberturas tenha ficado ainda sujas. Então, abra as portas e passe um pano bem molhado (pode ser com um pouco de sabão) e depois seque;
**Bom, eu nem vou citar a parte de você tirar os lixos de dentro do carro, porque imagino que você não seja porco e imagine que isso seja óbvio, hehe.
-Depois vem a parte mais importante: o aspirador de pó, que vai tirar o grosso da sujeira e é o que normalmente fica sujo com o uso normal do carro. Lembra de fazer isso sem os tapetes, e lembra de verificar partes escondidas. No meu caso, tenho dois banquinhos no porta-malas que preciso abrir, pois acumula sujeira embaixo. Os bancos traseiros eu rebato e aspiro embaixo também;
-Para lavar o painel e tudo o que for plástico ou de borracha, pode usar uma flanela com água e um pouco de sabão neutro ou de coco. Daí você passa esse pano em tudo, esfregando mais onde há essas sujidades. Para reentrâncias, talvez seja necessário um cotonete molhado, ou o que você achar melhor. O pano está levemente molhado, ok? A ideia não é formar espuma, pois poderia inundar partes internas... Então, não é preciso secar depois, ele seca sozinho;
-Para dar um acabamento no painel e partes de plástico ou borracha, pode passar Jimo Silicone ou outro similar, usando uma esponja de cozinha;
-Para os vidros eu já citei acima, no último item da parte da lavagem externa;
**Bom, o que eu ainda não sei fazer é lavar o forro do teto, os bancos, os carpetes, ou a parte de baixo do carro. Normalmente nem precisa, mas ainda quero aprender. O meu carpete tem algumas partes escuras, acho que graxa... Passei um pano com água e sabão, como faço no painel. Saiu levemente só. Quando eu descobrir como fazer essas coisas, acrescento aqui.

Porta traseira

Land Rover Discovery 1 300tdi

Land Rover Discovery 1 - Como lavar o carro?

Para um carro de 23 anos, não parece novo?

É isso, meus amigos. Não esqueçam de seguir nosso blog e o insta @decarropelaamerica para ficar sempre por dentro das atualizações. Para quem não tem Instagram, pode procurar no Facebook a página @decarropelaamerica.

Veja a lista completa de postagens do blog em Índice de postagens e páginas
Boa leitura! Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas do blog