Olá, meu amigos! Vou contar para vocês como eu tenho feito
com meu carro para deixa-lo como novo. Sei que há outras técnicas, e não
pretendo achar que a minha é a melhor de todas, mas, vou relatar conforme minha
experiência, pelo que pesquisei, testei, aprovei, ou achei mais fácil. Mas
gostaria de ver os comentários de vocês, se fizeram e gostaram, se têm alguma
dúvida, e principalmente se sabem de alguma outra técnica boa que facilite a
minha vida e a de todos. ;)
LAVAGEM DO MOTOR
-Com o motor FRIO, comece sempre tirando a sujeira mais
grossa e visível. Para tanto, use pincel, escova, aspirador de pó (uma dica:
pode inverter a saída do aspirador para a função de soprador de ar, para ele
soprar sujeira de locais escondidos). Pode abrir o compartimento do filtro de
ar, pois lá às vezes tem areia, sujidades. No caso do meu, um Discovery 1 TDI,
eu tiro o macaco e o calço, que ficam no compartimento do motor, pois em baixo
deles também tem bastante sujeira;
-Se os conectores da bateria tiverem zinabre (aquele treco
verde), pode tirar com escova de dente e desengripante (se já tem zinabre, dá
uma olhada se não está na hora de trocar hein);
-Quando achar que já tirou tudo o possível, chegou a hora de
passar um pano úmido (molha bem na torneira e torce bem; pode colocar um pouco
de detergente neutro ou de coco). Pode passar o pano em tudo que é plástico,
borracha, tubos de silicone. Vai tirando a sujeira do pano, ok? E pode passar
pano também dentro do compartimento do filtro de ar, mas deixa secar;
**O mais difícil de tirar são sujidades que ficam em
reentrâncias, normalmente de componentes plásticos.
-Depois que o grosso foi embora, está na hora do “banho”. Mas
água no motor não é recomendado, não é? Por isso que você vai passar o spray de
WD40 em todo ele (só não mira no alternador e placas eletrônicas (se tiver).
Passa e vai esfregando uma flanela. O WD40 não vai apenas dar o brilho (acabamento),
mas também servirá como solvente de graxas e outras sujidades apolares, por
isso você tem que esfregar a flanela. Ah, e também vai servir como
anticorrosivo!
No fim, você vai ver que seu motor ficou limpo, brilhoso e
cheiroso. Já me é o suficiente. Não acho necessário limpar por baixo (ninguém
vai ver, e logo suja de novo!).
Há outros métodos mais agressivos e que exigem ferramentas e produtos que talvez você não tenha em casa. Vou deixar um exemplo para que vejam: Motor limpo e protegido para quem é chato com carro - Padrão Ao Raboni. Achei interessante, principalmente a questão do verniz. Só tenho receio de aplicar produtos corrosivos (ácidos ou básicos) pois podem prejudicar as peças. Então, do jeito como fiz achei mais simples e serve para o aspecto que quero.
LAVAGEM DA PARTE EXTERNA
A carroceria é mais fácil, a maioria das pessoas sabem, ou
tem seu jeito para fazer. Só é preciso cuidar, que muitas pessoas usam sabão em
pó para roupas, pois faz bastante espuma. Não é recomendado! O ideal é usar
sabão neutro ou de coco, pois não agridem a pintura (mas o ideal mesmo são aqueles xampus específicos para carro). É o que dizem... Fora
isso, há vários produtos disponíveis no mercado, alguns têm até cera líquida na
composição. Se você sabe que não poderá passar cera depois, então, é uma opção
boa. Contudo, preste atenção, pois após o uso, pode ficar uma camada "gordurosa", que é a cera. Mas é só passar o pano de leve e espalhar bem.
Ah, outra dica é não lavar o carro abaixo de sol forte, pois ele acaba secando a água rápido e acaba deixando as marcas das gotas.
Ah, outra dica é não lavar o carro abaixo de sol forte, pois ele acaba secando a água rápido e acaba deixando as marcas das gotas.
-Primeiro, use uma mangueira ou lava-jato para tirar o
grosso da sujeira (pré-lavagem). Passe em toda a carroceria, por dentro dos para-lamas e
pelas rodas (não passe por baixo do carro!);
**Veja se na grade não ficaram folhas enroladas, pois sempre
tem...
-Se tiver cocô de passarinho, tire eles individualmente
agora, mas com cuidado para não raspar (o ideal é retirar logo que suje, antes de endurecer);
-Depois, prepare um balde com água e sabão (o suficiente
para fazer bastante espuma) e, com uma esponja grande, passe em toda a lataria,
e por último nas rodas e pneus (por último a parte mais suja);
-Então você passa novamente água para tirar todo o sabão;
E aí vem um detalhe importante:
-Antes que a água seque sozinha (com o vento ou o sol),
passe uma flanela de microfibra para secar tudo. Conforme ela vai encharcando,
você vai torcendo para tirar a água e voltar a secar. O melhor é começar
secando pelas partes mais propensas a secar (normalmente nesta ordem: teto,
capô, vidros e o resto). Seque por último as rodas. Tem gente que usa jornal
para secar os vidros, mas eu acho que com um pano de microfibra já fica bom.
-Para deixar os pneus bem bonitos, eu deixo secar e depois
passo o “pretinho”. O que eu uso tem açúcar invertido na composição, pois deixa
bem brilhoso. Passe só na faixa (banda) que fica pra fora;
-Para as partes plásticas e de borracha, eu passo Jimo
Silicone (ou qualquer similar). Se tiver bem ruim, sei que há no mercado
revitalizadores de plásticos e borrachas, é só procurar no Mercado Livre (mas
eu nunca testei);
-Para a lataria, é bom usar cera, pois protege do sol, dá
brilho, e o carro não suja tão fácil depois. Para isso, eu demorei, mas
descobri uma técnica boa. Pode usar uma flanela para passar em áreas pequenas
de cada vez e tem que deixar uma camada bem fina, transparente (se botar muita
cera, depois fica muito difícil de esfregar). Depois que a cera secar (em uns
10 min), é só pegar uma outra flanela seca, de microfibra, e esfregar em
movimentos circulares. Vai olhando contra a luz para ver onde está bem passado
ou não. (essa é a parte que mais dá trabalho. Talvez seja bem melhor com uma
enceradeira veicular, mas eu não tenho);
-Para os vidros, dá pra passar um pano com água e aqueles
aditivos de água de limpa-vidros, aqueles frascos com líquido azulado. Além de
ajudar a limpar, deixam os vidros menos propensos a embaçar (também passo de
vez em quando na parte interna dos vidros e nos espelhos). Mas não deixe o pano
muito molhado, senão ele deixa gotas, que depois secam e deixam o vidro
manchado. Pode vir com uma flanela seca em seguida.
Note os pneus bem pretinhos e brilhantes. |
LAVAGEM DOS TAPETES (de borracha)
-Como os tapetes têm muitas reentrâncias e as sujeiras ficam
bem entranhadas, acho muito trabalhoso ficar esfregando. Ao invés disso, coloco
eles no chão e passo o lava-jato. Sai tudo rapidinho. Tudo mesmo!
-Deixa secar. Ele vai ficar limpo, porém opaco;
-Depois que seca, passe com uma esponja de cozinha aquele
produto que se passa nos pneus, o “pretinho”. Dá pra passar Jimo silicone, mas
eu prefiro este, abaixo. É um “pretinho” que tem açúcar invertido na
composição, o que realça muito o brilho. Daí sim, os tapetes ficam perfeitos!
LAVAGEM DA PARTE INTERNA
-Após ter lavado o carro por fora, provavelmente a lataria
interna das aberturas tenha ficado ainda sujas. Então, abra as portas e passe
um pano bem molhado (pode ser com um pouco de sabão) e depois seque;
**Bom, eu nem vou citar a parte de você tirar os lixos de
dentro do carro, porque imagino que você não seja porco e imagine que isso seja
óbvio, hehe.
-Depois vem a parte mais importante: o aspirador de pó, que
vai tirar o grosso da sujeira e é o que normalmente fica sujo com o uso normal
do carro. Lembra de fazer isso sem os tapetes, e lembra de verificar partes
escondidas. No meu caso, tenho dois banquinhos no porta-malas que preciso
abrir, pois acumula sujeira embaixo. Os bancos traseiros eu rebato e aspiro
embaixo também;
-Para lavar o painel e tudo o que for plástico ou de
borracha, pode usar uma flanela com água e um pouco de sabão neutro ou de coco.
Daí você passa esse pano em tudo, esfregando mais onde há essas sujidades. Para
reentrâncias, talvez seja necessário um cotonete molhado, ou o que você achar
melhor. O pano está levemente molhado, ok? A ideia não é formar espuma, pois
poderia inundar partes internas... Então, não é preciso secar depois, ele seca
sozinho;
-Para dar um acabamento no painel e partes de plástico ou borracha,
pode passar Jimo Silicone ou outro similar, usando uma esponja de cozinha;
-Para os vidros eu já citei acima, no último item da parte
da lavagem externa;
**Bom, o que eu ainda não sei fazer é lavar o forro do teto,
os bancos, os carpetes, ou a parte de baixo do carro. Normalmente nem precisa, mas ainda quero aprender. O meu carpete tem algumas
partes escuras, acho que graxa... Passei um pano com água e sabão, como faço no
painel. Saiu levemente só. Quando eu descobrir como fazer essas coisas, acrescento aqui.
Para um carro de 23 anos, não parece novo?
Veja a lista completa de postagens do blog em Índice de postagens e páginas.
Boa leitura! Abraço!
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