Translate this blog

Itens de emergência do carro que levo em viagens longas

Olá, meus amigos! Preparado para uma viagem longa? Mesmo? Então, por segurança, melhor conferir essas dicas. Não é uma lista exaustiva. Pode ser que você ache que falte algo (daí você sugere nos comentários...), ou pode ser que você não ache necessário algum item, mas já é um bom check-list para se pensar no assunto e se preparar para a viagem.


Além dos exigidos por lei (triângulo, macaco, estepe...), recomendo levar em viagens longas os seguintes itens:


(**E, lembrando, a ideia é ocupar o mínimo de espaço, mas o suficiente para resolver problemas inesperados, ao invés de ter que ir pra casa de guincho ou pagar caro por um mecânico local e inexperiente.)

De carro pela América: Itens de emergência do carro que levo em viagens longas
(Photo by Tim Mossholder on Unsplash)


1 – Fita isolante

Esse é o item que mais precisei. Não saia sem um bom rolo de fita isolante! Na viagem para o Uruguai o vidro traseiro direito simplesmente abaixou do nada (não estava funcionando o motorzinho, e era para ele ficar fixo fechado). E o tempo estava para chuva, não poderíamos deixar o vidro aberto. Então, usamos fita isolante para mantê-lo fechado até o outro dia, quando levamos para consertar. Outra vez a palheta do limpa-vidro do carona simplesmente caiu fora, quebrou, e eu não consegui recolocá-lo. Estava chovendo e, se eu ativasse o limpador, o do motorista funcionava, mas o do carona ficaria arranhando o vidro. Assim, usei um pouco de algodão e enrolei tudo com fita isolante, de forma que o metal não arranhasse o vidro. Enfim, é 1001 utilidades. Ah, e serve para isolar fio também, hehe.

2 – Pano pequeno comum

Para limpar a vareta de nível do óleo, quando for conferir; para ajudar a abrir o tanque de expansão do fluido de arrefecimento, pois às vezes está difícil de abrir; para limpar as mãos de sujeiras de motor ou rodas, ou para muitos outros momentos.

3 – Pano de microfibra limpo

Para desembaçar o vidro ou os espelhos rapidamente, ou secar qualquer coisa que esteja limpa.

4 – Abraçadeiras

Era véspera da viagem, quando descobri que a abraçadeira do cano lá de baixo do radiador estava solta, com problema. Por sorte meu mecânico me atendeu prontamente e fez a substituição de graça pra mim, já que eles que tinham mexido recentemente ali e não perceberam o defeito na peça. Então, me recomendou comprar um conjunto de abraçadeiras, pois, se ocorrer qualquer falha no meio de uma viagem, eu mesmo a substituo. São baratas e se compram em qualquer loja de autopeças. Comprei umas 10, de diversos tamanhos, cada uma por menos de 2 reais.

5 – Desengripante

Para ajudar a retirar porcas e parafusos emperrados (os das rodas principalmente!); E, já que está levando, saiba que também serve para limpar bórneos da bateria, tirar o tal zinabre.

6 – Fluido de arrefecimento (concentrado) e água desmineralizada

É sempre bom ter. Eu levo um litro de cada, mas o mais importante é o líquido de arrefecimento concentrado. Naquele mesmo fato da abraçadeira, o nível tinha baixado, pois parte da água vazou pela tal conexão do cano com o radiador. Como eu tinha líquido, já completei. Então, imagina se isso ocorre no meio do Atacama e você não tem líquido para repor? Ok, num momento de desespero, pode colocar água comum, mas é ruim, pois os minerais da água prejudicam o sistema por dentro. Enfim, eu levo!

7 – Um litro de óleo de motor

É o mesmo pensamento. Se houver algum vazamento, você tem um litro de emergência, ao invés de ter que andar com pouco óleo, prejudicando o motor.

8 – Mangueira

Levo também mais de um metro de mangueira transparente. Assim, se eu ficar na estrada por falta de combustível, de repente alguém poderia me emprestar. Então, eu puxaria um pouco do tanque dele para o meu.

9 – Cano pequeno de metal

Levo um cano de uns 30cm de metal, para ser usado em conjunto com a chave de rodas, aumentando o comprimento do braço de alavanca. A chave do meu carro (e de muitos outros) é muito curta. Com meu Fiesta já aconteceu de terem fechado o parafuso com aquelas máquinas parafusadeiras tão forte que eu não tinha força para retirar. Um simples caninho facilita a sua vida.

10 – Ferramentas

É bom saber quais ferramentas podem ser úteis, para não carregar peso demais. Porém, é melhor sobrar do que faltar, né? Até um martelo pode ser útil às vezes. Às vezes até para outras atividades podem ser importantes, como para quem acampa. Uma vez cravou um anzol no pneu, e eu retirei ele com um alicate de corte. Outra vez o pino da trava elétrica trancou, e eu usei as ferramentas para desmontar a porta e consertar o problema. Então, não quero viajar sem uma porção delas!

11 – WD40

Pode ser que algo tranque, algo emperre, algo precise ser lubrificado. Esse é mais um daqueles itens com 1001 utilidades.

12 – Canivete

Em qualquer viagem eu levo meu canivete. Aqui eu poderia citar uma faca, mas, como levo um canivete, acho melhor. Pode ser necessário cortar algo, não? Pra quem vai acampar, então, não tem como não levar um.

13 - Enchedor de pneus

Levo também uma bomba manual de encher pneus. Se, por acaso, o pneu murchar, posso encher novamente. Se o furo for pequeno, posso rodar mais um tanto, até o borracheiro, sem ter que trocar a roda. Além disso, posso usá-lo para calibrar também, pois tem um manômetro acoplado. É útil também para camping, encher pneus de bicicleta etc. O manual é grande. Quem quiser reduzir espaço, tem também os elétricos.

14 - Kit de reparo de pneus

A próxima coisa que quero comprar é um kit desses. Assim, se um pneu furar, posso consertar o furo sem nem mesmo tirar a roda do lugar. Tem pra vender na internet, e não sai caro. É simples de usar e não ocupa muito espaço no carro. Tem vídeos no You Tube mostrando como funciona.

15 - Cambão

Cambão é tipo um cano de metal com corrente nos dois lados, usado para rebocar ou ser rebocado. Posso usar tanto para ajudar alguém, ou para ser ajudado. De repente alguém pode te rebocar até a cidade mais próxima, até um mecânico.

Pronto, agora você está preparado para exercitar seus instintos MacGyver. Então, quem sabe incluir nos itens um pedaço de arame? Hehehe. Bom, um arame poderia ser útil mesmo. Ainda não tenho, mas vai que preciso... Mas enfim, não esqueça de seguir nosso blog e comentar abaixo se você tem alguma outra sugestão. Posso ir adicionando mais itens com o tempo, se achar interessante. Abraço a todos!

Veja mais postagens como esta no Índice de postagens e páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidas do blog